Educação

Semana Anísio Teixeira capacita mais de 1.200 profissionais da Educação Infantil de Guarujá

Durante o evento foram apresentados exemplos bem sucedidos de ensino em creches e pré-escolas ao redor do mundo

Publicado em 02/08/2013 às 10:19

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio do Planeta Educação, encerrou com sucesso mais uma edição da Semana Anísio Teixeira de Educação Infantil, que capacitou e atualizou mais de 1200 profissionais envolvidos no ensino dos Núcleos de Educação Infantil Municipal (NEIM) e Núcleos de Educação Infantil Conveniado (NEIC) da Cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O segundo dia do evento (30), voltado aos profissionais das creches, teve início com a palavra da Secretária de Educação de Guarujá, Priscilla Bonini, que defendeu a realização de ações práticas como forma de contribuir para a educação brasileira. “Estamos em constante aprendizado, que nos faz desenvolver cada dia mais. A Semana Anísio Teixeira é uma grande troca de experiências e tenho certeza de que ela trará muitos benefícios para a sala de aula. Todos levarão um pouco do conhecimento dos palestrantes”, ressaltou.

Continua depois da publicidade

Em seguida, a professora doutora Roberta Rocha Borges, da Unicamp, apresentou a experiência da proposta pedagógica nas creches de Barcelona (Espanha), onde a teoria que envolve currículos emergentes, organização dos espaços e tempo e metodologia de projetos já foram estudadas e colocadas em prática.

Educadores participando da Semana Anísio Teixeira, na UNAERP, em Guarujá (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

“Apresento a experiência de uma realidade que não é somente de Barcelona, mas de muitos países que já fizeram a reflexão apresentada. Os educadores conseguem enxergar a importância da creche como primeira etapa da educação, para o desenvolvimento humano. As experiências externas nos ajudam a crescer em nossas reflexões e pensamentos”, concluiu a palestrante.

No período da tarde, a professora mestre Francisca Paula Toledo Monteiro, da Unicamp, interagiu com os presentes ao se apresentar como a personagem “Chicória”, uma professora do interior mineiro que chegou ao evento para homenagear a mais nova e a mais antiga educadora presente na palestra.

Em seguida, Francisca abordou o planejamento nas creches, a partir do conceito de que elas sejam espaços de educação e não somente de assistência. “Devemos refletir sobre o direito da criança à educação, e não apenas do direito da mãe que trabalha e precisa deixar seu filho aos cuidados da creche. A abordagem deve ser feita a partir da concepção de crianças e professores ativos, competentes que interagem na construção do conhecimento”, disse a professora da Unicamp.

Continua depois da publicidade

Cristiane Guedes, professora e orientadora da Escola Municipal Professora Maria Regina Teixeira dos Santos Claro, classificou o evento como de extrema importância para o engrandecimento e atualização dos profissionais da rede municipal de Guarujá. “Precisamos sempre estudar e nos atualizar. Quando o incentivo vem do poder público é excelente, pois podemos aproveitar a oportunidade para refletir sobre as propostas e postura como profissionais”, opinou.

Primeiro dia também foi positivo - A Semana Anísio Teixeira de Educação Infantil aconteceu no campus da Unaerp, em Guarujá. Houve exposição de portfólios contendo registros textuais e fotográficos das atividades desenvolvidas nas escolas do município. O evento teve como objetivo levar conhecimento e oportunizar a troca de novas experiências entre professores e servidores administrativos envolvidos na Educação Infantil.

Na segunda-feira (29), primeiro dia de evento, a mestre e doutora da Faculdade de Educação (FE-USP) com temas relacionados à primeira infância, Ana Gavião ministrou a palestra “A Educação Infantil na Itália: a experiência de Reggio Emília e San Miniato e os espaços da infância. Ela também é a atual Presidente da Omep-Jundiaí (filiada a UNESCO) e assessora da Secretaria de Educação de Jundiaí.

Continua depois da publicidade

Ana apresentou aspectos pedagógicos importantes nos dois municípios italianos. “Os espaços pedagógicos das escolas e creches, além da ligação da instituição com a família são temas que precisam ser abordados e aperfeiçoados por todos os educadores, em busca de melhorar a educação brasileira”.

Segundo a professora da EM Maria Regina Maria Regina é essencial valorizar cada detalhe dos espaços pedagógicos. “É muito interessante analisar os ambientes com o aspecto sensorial das crianças. Irei levar à equipe pedagógica da escola a importância de cada objeto nas salas infantis”.

Anísio Spínola Teixeira – Instituída pela Lei Municipal nº 3134, de 2004, a Semana “Anísio Teixeira” tem como objetivo levar conhecimento e oportunizar a troca de novas experiências entre professores e servidores administrativos envolvidos na Educação Infantil, considerada o alicerce da aprendizagem, período no qual as crianças desenvolvem as primeiras habilidades e competências que lhe garantirão um futuro escolar de sucesso.

Continua depois da publicidade

Considerado um dos ícones da educação no Brasil, Anísio Spínola Teixeira, que dá nome à Semana de Educação Infantil em Guarujá, foi pioneiro na implantação de escolas públicas, refletindo sua preocupação em oferecer educação gratuita e de qualidade. Anísio faleceu em 1971, mas suas obras e conceitos continuam atuais, servindo de base para os que apostam na educação como principal ferramenta para o desenvolvimento do país.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software