Avançar em questões como a qualidade na Educação Integral e em itens na Educação Inclusiva, pelo fato de cada vez mais a Prefeitura receber a demanda de crianças portadoras de necessidades especiais. Essas são duas das principais metas a serem alcançadas dentro do Plano Municipal da Educação, segundo a secretária municipal de Educação, Venúzia Fernandes do Nascimento.
A titular da pasta compareceu na noite de ontem à Câmara para acompanhar a aprovação, em segunda discussão, do Plano Municipal de Educação. A matéria, encaminhada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), foi aprovada por 20 votos favoráveis. E vai rapidamente à sanção do Executivo porque os municípios têm prazo até amanhã para aprovarem essa matéria, caso contrário ficam em situação desconfortável quanto à solicitação de verbas estaduais e federais, especialmente na questão da adesão de programas.
Venúzia confirmou o que os vereadores haviam criticado em sessões recentes: o plano municipal demorou para ser enviado ao Legislativo. Segundo a secretária municipal, essa demora ocorreu devido ao impasse criado pelo Governo do Estado, que acabou não aprovando seu plano estadual. “Estávamos aguardando o plano estadual muito em função da meta 5, que tratava da alfabetização das crianças”, explicou Venúzia.
Segundo ela, Santos já cumpre o que é determinado pelo Plano Nacional de Educação, que é a alfabetização das crianças até o final do terceiro ano (até 8 anos).
Mansos
Ao contrário do que se viu nas duas sessões anteriores, os vereadores, sabendo da presença da secretária municipal e de sua equipe nas galerias, distribuíram apenas elogios a ela. Antes, a principal crítica feita era quanto à demora do envio do plano para a análise na Câmara. Ontem, até a oposição a elogiou.