Continua depois da publicidade
“O caminho do aprender é uma via de mão dupla. Podem aprender professores e estudantes”. As palavras são da psicóloga Adriana Klisys, durante a palestra ‘Ciência, arte e jogo: projetos e atividades lúdicas na Educação Infantil’, ministrada no mês de junho aos profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino.
A capacitação proporcionou aos profissionais conhecimentos teóricos com o intuito de aperfeiçoar a metodologia de trabalho dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino. A palestrante ressaltou a importância da brincadeira como eixo que integra o conhecimento, ciência, arte e jogo, contribuindo para o aprendizado e desenvolvimento da criança.
“Faz-se necessário repensar a importância sobre a prática envolvendo jogos, brincadeiras, numa proposta pedagógica que garanta uma educação infantil de qualidade e significativa para nossas crianças”, ressalta a assessora pedagógica, Juvanete Silva Braga Alves.
A psicóloga acredita no resgate dos valores essenciais para ensinar a criança a criar o próprio brinquedo e desvincular a noção de consumo. “O brincar associado à cultura, isto é, quando a criança aprende brincadeiras de outras culturas, torna o aprendizado mais divertido e ao mesmo tempo proveitoso”, conta Adriana Klisys. O encontro é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes com o Centro de Excelência em Educação ‘Expoente’.
Continua depois da publicidade