Continua depois da publicidade
“Ler para uma criança, isso muda o mundo”. Este é o Programa do Banco Itaú que doa livros para instituições públicas, incentivando a leitura desde cedo. Em Guarujá, a atividade já está em sua 4ª edição. Nesta quarta-feira (13) os Núcleos de Educação Infantil Municipais (Neim) Celso Raimundo Jerômino (Alameda das Violetas, nº 276 – Santo Antonio) e José Antonio Ferranti (Avenida Tancredo Neves, nº 262 – Cachoeira) realizarão uma programação especial para homenagear e agradecer estas doações com a apresentação das crianças às 10 e 15 horas, respectivamente.
O programa é realizado através da agência Itaú da Avenida Adhemar de Barros, com objetivo de garantir os direitos das crianças à leitura e, para isso, a instituição doa livros para unidades de Educação Infantil. Nesta edição serão entregues 100 livros para os dois núcleos. O programa mobiliza a comunidade, os educadores e toda a equipe gestora, com a intenção de atender o Estatuto da Criança e do Adolescente nos direitos fundamentais da convivência familiar, educação, cultura e lazer.
Continua depois da publicidade
Os livros são responsáveis pela construção de um mundo de aprendizagem, apresentando outras culturas, valores, modos de ser e viver possibilitando que a criança passe do papel de ouvinte participante para o de leitor. Com isso, os pequenos vão entender de forma sutil a passagem do tempo, a idéia de passado e memória, além de aprenderem a separar o que faz parte da realidade e o que é de ordem do imaginário.
Segunda a Coordenadora Pedagógica dos NEIMs, Edna da Silva Costa, muitos estudos mostram que o adulto tem um papel fundamental para que a criança coloque a leitura e a escrita como foco de atenção. Por isso, é importante que as crianças possam vivenciar a escuta de histórias interagindo com o adulto.
Continua depois da publicidade
“Através da literatura, a criança tem uma aquisição positiva para o seu desenvolvimento, tanto com a linguagem quanto com os personagens” comenta. As doações serão propiciadas às entidades, às escolas, centros comunitários e outros equipamentos públicos que atendem à população. “Você cria a compreensão do mundo por meio da literatura, e é preciso garantir esse direito para a criança, que terá seu desenvolvimento pleno e integral”, completa.
Para a secretária municipal de Educação, Priscilla Bonini, a parceria é importante porque permite que os alunos dêem asas à imaginação. “A literatura é um meio transformador em que a criança pode tudo. É um grande presente para a nossa rede municipal poder contar com este projeto do Itaú, pois ele faz com que os alunos possam criar o seu próprio conceito de mundo”.
Continua depois da publicidade