Para compor o livro, Priscilla e Pedro buscaram entrevistas junto a profissionais diversos / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
O que é educação? Do que se trata o educar? Talvez estas respostas sejam impossíveis de serem alcançadas de forma unânime, uma vez que pessoas diferentes terão soluções distintas, mas dois educadores e autores da Baixada Santista trataram de se reunir para colocar no papel, em formato de livro, uma profunda reflexão sobre o que é ensinar.
O resultado desta união, feita por Priscilla Bonini Ribeiro e Pedro Richalski, se deu com a obra 'Educar para Educar', que será lançada no próximo dia 1º de setembro, em Guarujá.
Continua depois da publicidade
"O que nos difere de um animal? A habilidade de pensar, de refletir, a gente é provido de inteligência. E no momento em que a gente percebe que o mundo, as pessoas, estão deixando de ser ser humano e se tornando um animal, a gente percebe que tem uma desconexão grande e tanto o Pedro, como eu, nós acreditamos verdadeiramente que um país, um mundo, só se desenvolve sustentavelmente através da educação", afirma Bonini.
Ex-secretária de Educação de Guarujá, e atualmente atuando à frente da Diretoria do Campus Guarujá da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Priscilla afirmou que a parceria com Pedro, o qual conta com experiência de mais de 25 anos na área educacional e que também atuou como secretário de cultura em Guarujá, se deu de forma natural.
Continua depois da publicidade
"A gente partiu do direito à educação e a gente se arriscou a buscar pessoas que fizeram parte da história da Constituição Federal de 1988 porque não é que não existia educação nas outras, existia, mas ali ficou bem definida a questão do direito da educação e a gente foi se arriscando a fazer um diálogo entre pessoas que tinham essa essa inquietação", explica.
Para compor o livro, Priscilla e Pedro buscaram entrevistas junto a profissionais como o jurista, advogado e professor Ives Gandra da Silva Martins, o qual assina o prefácio do livro, e o educador Mozart Neves Ramos. O resultado poderá ser conferido no início do mês que vem.
"É uma reflexão que envolve um resgate de pontos, elementos esquecidos, que foram sendo esquecidos quase que propositalmente, que às vezes são os projetos pedagógicos, enfim, a gente resgata um pouco essa leitura de elementos esquecidos e ao mesmo tempo essa busca de sair do silêncio pra poder trazer pras pessoas, novamente, uma voz esquecida, uma voz silenciada e ao mesmo tempo também reencantar, além de a gente trabalhar esse conceito de ressignificar, a gente traz também esse conceito do reencantar. Como é que eu posso trabalhar em sala se eu se eu tô desencantado com a educação? Como é que eu posso ser um aluno envolvido, interagir na sala, se eu também tô desencantado com a escola", conclui Richalski.
Continua depois da publicidade
O lançamento de 'Educar para Educar', que contará com sessão de autógrafos, será feito no próximo dia 1º de setembro, uma sexta-feira, a partir das 18h, no Hotel Doral Guarujá, na Avenida Miguel Estefno, 2985, na Praia da Enseada, em Guarujá.