Educação

Instituto oferece mais de 200 bolsas de estudo a alunos de baixa renda da Região

Os selecionados cursarão o Ensino Médio em uma das 143 escolas parceiras da rede, distribuídas por 19 estados; inscrições vão até 31 de agosto

Luana Fernandes

Publicado em 25/08/2022 às 16:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Uma das escolas que fazem parte do projeto é o Colégio Universo, em Praia Grande / Divulgação

Continua depois da publicidade

Mais de 200 bolsas de estudo serão oferecidas a estudantes com baixas condições socieconômicas através do projeto Somos Futuro, da organização educacional Cogna. Na Baixada Santista, integram a iniciativa o Colégio Portinari (Mongaguá) e o Colégio Universo (Praia Grande). As oportunidades são oferecidas pelo Instituto SOMOS, braço social da SOMOS Educação, que desde 2018 já beneficiou mais de 590 jovens.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O processo seletivo de 2023 tem inscrições abertas até 31 de agosto. Para participar, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em escola pública, além de ter bom desempenho acadêmico. Nesta edição, serão disponibilizadas 223 bolsas de estudo para os três anos do Ensino Médio, em uma das 143 escolas parceiras da SOMOS Educação adeptas ao programa, distribuídas por 98 cidades de 19 estados. Um dos requisitos para concorrer a uma vaga é ter renda familiar per capita de até dois salários-mínimos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Santistas podem se inscrever em curso de auxiliar administrativo com bolsa de R$ 210

• Bertioga abre 75 vagas de qualificação profissional com bolsa-auxílio

• Bolsa Trabalho: 560 selecionados são integrados ao programa e celebram oportunidade em Santos

"O Somos Futuro foi muito importante para mim e para minha família. Eu não tinha esperança de ser aprovada na USP e agora me sinto muito enobrecida por essa conquista", afirma Valéria Gomes Cardoso, participante do programa, que estudou no Colégio Alicerce e agora cursa Fonoaudiologia na Universidade de São Paulo.

"Ao contribuir para o acesso à educação de qualidade, por meio do Somos Futuro, estamos colaborando para a redução das desigualdades sociais em várias regiões do Brasil, levando oportunidades e ampliando possibilidades para que esses jovens possam sonhar e ter um futuro melhor", ressalta Mario Ghio, presidente do Instituto SOMOS.

Continua depois da publicidade

Os interessados precisam acessar o site para preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, além de enviar dois vídeos -- um que fale sobre a história do candidato e outro sobre como a família irá apoiá-lo na jornada de aprendizagem. O processo de seleção compreende quatro etapas eliminatórias:

  • Análise socioeconômica;
  • Avaliação acadêmica online;
  • Entrevista online com voluntários do Instituto;
  • Entrevista com alunos e responsável (is) na escola escolhida.

Os candidatos aprovados em todas as etapas iniciarão o ano acadêmico de 2023 em uma das escolas parceiras do programa, com isenção de 100% das mensalidades e materiais didáticos. A vigência da bolsa abrange os três anos do ensino médio.

Programa de mentoria

Continua depois da publicidade

Além de fornecer materiais didáticos e complementares, a iniciativa conta com um programa de mentoria formado por voluntários do Instituto SOMOS, todos colaboradores de diferentes áreas da Cogna Educação. Neste ano, 270 mentores voluntários estão orientando alunos do 1º e do 3º ano do Ensino Médio -- ajudando-os a desenvolver habilidades socioemocionais e a planejar o futuro e a carreira.

 

Programa Somos Futuro 2023

Continua depois da publicidade

Inscrições: até 31/08 Vagas: 223

Requisitos: estudantes do 9º ano matriculados em escolas da rede pública

Mais informações: Link

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software