Educação

FUVEST abre inscrições para vestibular 2019

Os participantes têm até às 12h do dia 14 de setembro para realizar a inscrição

Andressa Aricieri

Publicado em 15/08/2018 às 12:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os estudantes têm até às 12h do dia 14 de setembro para realizar a inscrição. A taxa de R$170,00 foi mantida. / Divulgação

Continua depois da publicidade

As inscrições para as provas de 2019 da Fundação Universitária para o vestibular (FUVEST) já estão abertas. Mais de 8.300 vagas foram disponibilizadas para os estudantes que pretendem fazer algum curso na Universidade de São Paulo (USP). Os participantes têm até às 12h do dia 14 de setembro para realizar a inscrição. A taxa de R$170,00 foi mantida e deverá ser paga até o dia 18 de setembro. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A prova da 1ª fase está prevista para o dia 25 de novembro. Já a segunda parte do processo sofreu uma alteração: anteriormente eram três dias de prova, e, neste ano, serão dois. 6 e 7 de janeiro são os dias da redação e perguntas específicas. Além disso, outra mudança é o reconhecimento facial. No momento da inscrição, o aluno deverá enviar uma foto estilo 3x4, em fundo branco e sem detalhes. No dia da prova, a foto enviada será comparada com o rosto do estudante. 

Continua depois da publicidade

Barbara Henriques Braga, 19 anos, fará a avaliação pela quarta vez. Pretendendo cursar Letras, desde junho a menina está estudando e foca em química e matemática, suas principais dificuldades. Apesar de já ter experiência com as provas, o nervosismo sempre chega e ainda a faz suar frio. “Além do teste ser difícil e desafiador, tem a pressão de passar logo. A ansiedade aumenta muito”, relata. 

Outra pessoa que está estudando para o vestibular é João Duarte, de 16 anos. O rapaz fará a prova pela primeira vez, mas seu colégio promove simulados para familiarizar os estudantes. “Na teoria, estou estudando desde o 1º ano do ­Ensino Médio. Na prática, desde o final do 2º ano”, afirma. Assim como Barbara, João também está mais focado em se sair bem na área de exatas, já que a de humanas ele tem ­facilidade. 

Continua depois da publicidade

Para tentar amenizar o nervosismo do dia, os estudantes concedem algumas dicas valiosas para quem também vai fazer o vestibular: assim que chegar ao local de prova, já procurar sua sala, entrar e sentar na sua cadeira. Também tentar se acalmar, relembrar as coisas. Ficar na confusão do lado de fora só piora.

Não se estressar antes da prova e estar bem fisicamente, já que o teste tem longa duração. “Outro ponto importante é estar bem psicologicamente para não se abalar tão facilmente com o que pode acontecer”, conclui João. Para os estudantes interessados, o manual já está na página oficial do vestibular: www.fuvest.br

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software