Continua depois da publicidade
Os funcionários da Prefeitura que trabalham no Paço Raphael Vittielo viveram momentos de alegria e interação com a visita dos alunos do Núcleo de Ensino Infantil (Neim) Albert Sabin. A atividade faz parte do projeto “Eu, cidadão”, desenvolvido na unidade de ensino por meio da Secretaria de Educação.
Segundo a coordenadora do projeto do Neim, Fernanda Oliveira, o objetivo de fazer com que as crianças vivenciem atividades que estão dentro de seu cotidiano. “Para eles, tudo é festa e voltam para a escola e suas casas animados, contando as novidades que viram. As atividades trabalham os sentidos das crianças”, ressaltou a coordenadora.
Continua depois da publicidade
Os 27 alunos do Ensino Infantil do 2B que foram à Prefeitura visitaram todos os setores do local, levando alegria e distribuindo abraços entre os funcionários. “A ação é uma iniciativa de suma importância que contribui para o processo de ensino aprendizagem da criança”, ressaltou a secretária municipal de Educação, que recebeu os alunos em seu setor.
Para ela, a visita também estimula o processo de quem trabalha no local e renova as forças. “Os profissionais se sentem motivados e valorizados. E tudo isso visa a busca da melhoria de qualidade de ensino do Município”.
Continua depois da publicidade
A coordenadora de ensino do Neim Albert Sabin, Vanessa Menezes dos Santos, explica que o passeio faz com que as crianças tenham um maior conhecimento de mundo, uma melhor vivência de seu dia-a-dia. “Hoje elas são pequenas, mas quando crescerem se lembrarão destes momentos. Os resultados deste projeto são muito positivos, com o trabalho da equipe do Neim e o apoio e a participação dos pais. O sorriso das crianças é o que vale mais para nós”.
A parte cognitiva das crianças é desenvolvida por meio de atividades como esta, explica a coordenadora de projetos e programas da Diretoria de Educação Infantil da Seduc, Cátia de Souza Silva. “É uma contextualização do que vivenciam na creche e em seu dia-a-dia, e são mediadores dessas atividades em casa. A importância maior é a vivência de novas experiências, a participação dos funcionários que gostam da alegria que eles trazem para o ambiente de trabalho”.
Para o secretário adjunto de Educação, a iniciativa, serve de estímulo e traz uma energia positiva para o local. Segundo ele, a visita fez com que os alunos tivessem uma ideia de sociedade e houve uma troca de afetividade entre os funcionários e as crianças. “Elas perceberam que, além da escola e de sua casa existe, um mundo muito maior. Todos nós ficamos sensibilizados e comovidos”.
Continua depois da publicidade
Os funcionários aprovaram a ideia e também se divertiram com a atividade. Um momento de confraternização e alegria. “Achei uma ótima iniciativa, porque quebra a nossa rotina. Adoro crianças e essa visita nos beneficia, diferencia nosso dia-a-dia”, relatou a funcionária do setor de protocolo geral, Marcélia Dias Silva.
O guarda civil municipal Devaldo Ferreira da Silva, que ajudou a recepcionar os alunos, abriu mão de sua folga no dia seguinte, para voltar a acompanhá-los na visita. Ele foi até o Paço apenas para compartilhar um pouco mais da presença das crianças. “É muito enriquecedor para as crianças, elas passam a conhecer novas realidades e é emocionante poder acompanhar. Elas me deixaram comovido”, ressaltou Devaldo.