X

Educação

Ampliada para cinco o número de escolas integrais na Baixada Santista

Novo modelo de ensino é uma das ações da Secretaria para que alunos passem mais tempo na escola, como o Vence e o Centro de Estudos de Línguas

Publicado em 27/12/2013 às 12:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um dos principais programas da Secretaria da Educação do Estado, o novo modelo de escola tempo integral estará disponível em mais uma unidade de ensino na região da Baixada Santista, ampliando para seis o número de escolas que atenderão a 1,1 mil alunos em 2014. Hoje, quatro escolas já oferecem a jornada de nove horas em média, disciplinas eletivas, estrutura com laboratórios e professores com dedicação exclusiva e gratificação salarial de 75% sobre o salário.

Levantamento feito pela Secretaria mostra que o rendimento dos alunos matriculados na modalidade aumentou até 81% em leitura e 71,1% em matemática. A ampliação está entre as ações da Secretaria para aumentar o número de alunos que passam mais tempo na escola.

Além destas unidades, a rede estadual de ensino também conta com jornada ampliada para alunos por meio de programas como o Vence, que oferece ao estudante da rede, de forma simultânea, o Ensino Médio e, no horário oposto, o curso técnico.  Na região, foram oferecidas mais de 2,3 mil vagas em cursos conveniados com a Secretaria, sendo enfermagem e informática os mais procurados pelos estudantes da Baixada Santista. Em todo o Estado, este ano foram 50 mil participantes do Vence e, com a ampliação, o número de vagas para a dupla formação chegará a 100 mil.

"Ampliar a possibilidade de os nossos alunos ficarem mais tempo na escola é um excelente caminho para aprimorar ainda mais a qualidade do ensino e a oferta de atividades focadas na formação pessoal dos estudantes. São ações que fortalecem o elo com as unidades de ensino, com os professores e reforçam o compromisso com a educação integral, pedagógica e social, dos nossos jovens", afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

O novo modelo de escola tempo integral estará disponível em mais uma unidade de ensino da Baixada Santista (Foto: Matheus Tagé/DL)

Outra ação que amplia a permanência dos alunos nas escolas é a oferta de cursos gratuitos nos Centros de Estudos de Línguas, os CELs. Estas unidades proporcionam ao estudante a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma. Na Baixada Santista, são 10 unidades que oferecem inglês, espanhol, francês e alemão. No total, são atendidos cerca de 68 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês, mandarim e inglês no Estado. No próximo ano a expectativa é atender 75 mil.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Polícia encontra parte de armas furtadas de Batalhão em Santos

Os itens foram encontrados na casa de uma soldado da instituição

Polícia

Suspeito de estuprar mulher em situação de rua diz ter pago R$ 10 pelo programa

O homem compareceu na Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) para prestar depoimento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter