Educação

Escola Municipal organiza programação em homenagem à patrona Adelaide Fernandes

Apresentações aconteceram nos períodos da manhã e tarde, oferecendo interação e cultura aos pais, educadores e comunidade

Publicado em 11/07/2013 às 16:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Em homenagem ao dia da sua patrona, a Escola Municipal Adelaide Fernandes (Jardim Mar e Céu) realizou uma programação especial no último dia 2, com o auxílio dos alunos, para diversas apresentações ao público e a família da educadora. A programação iniciou há duas semanas. Os professores complementaram o conteúdo diário pedagógico, com a biografia de Adelaide Fernandes. As crianças de 4 a 6 anos realizaram desenhos de continuidade, observando fotos da Adelaide, além de receber explicações a respeito da importância da educadora na sociedade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A homenagem foi dividida em dois momentos. Em ambos os períodos, as crianças fizeram apresentação sobre o que mais gostam na escola. Leram a biografia da Adelaide para o público, encenaram e recitaram poesias de Paulo Freire; apresentaram a canção “Essa tal Felicidade”; realizaram a apresentação com o texto “Na Minha Escola é Tudo Igual”, além da presença da banda e elaboração de acróstico. Todos os alunos participaram. Ao fim, as crianças entregaram à família da patrona, uma obra de arte realizada por eles, durante as aulas.

Continua depois da publicidade

Aldo Ribeiro e a filha de Adelaide, Elizabeth Fernandes Martins (Foto: Divulgação/PMG)

No evento, estavam o secretário adjunto de Educação de Guarujá e também a coordenadora de Pré-Escola da Secretaria de Educação, Regina Lúcia Rodrigues.

Continua depois da publicidade

A filha de Adelaide, Elizabeth Fernandes Martins, ficou emocionada com as apresentações realizadas pelos alunos. “É importante as crianças conhecerem a história da minha mãe, pois ela deixou um legado não somente para a família, mas também para a toda a sociedade”.

Adelaide Fernandes – Nasceu em Portugal, no dia 30 de junho de 1910 e veio para o Brasil com dois anos de idade. Foi casada com José Fernandes, com quem teve dois filhos. Ao observar a necessidade das mães carentes, moradoras da periferia de Guarujá, Adelaide idealizou trabalhos voluntários na sua casa, confeccionando enxovais e outras doações para famílias, que passaram por necessidades. A benfeitora faleceu em Guarujá, no dia 28 de setembro em 2004.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software