Um grupo de estudantes realiza na manhã desta terça-feira (10) uma manifestação em frente ao parque da Luz, na região central de São Paulo. O ato foi convocado por alunos das Etecs (escolas técnicas do Estado), que reivindicam melhorias no fornecimento de merenda. Também participam estudantes de escolas estaduais.
Em assembleia, os estudantes decidiram realizar uma marcha pela cidade até o parque da Juventude, na avenida Cruzeiro do Sul. Eles passarão pela sede do Centro Paula Souza, pelo Instituto Federal de Educação de São Paulo (no Canindé), pela avenida do Estado, onde pretendem bloquear o trânsito por alguns minutos e, depois, terminar o ato no parque da Juventude.
“É um ato contra a repressão da polícia, máfia das merendas, a favor da volta dos investimentos da educação no âmbito estadual e federal”, diz o estudante Marcelo -que não quis informar o sobrenome, da escola estadual Maria Helena Colônia, em Mauá, na Grande São Paulo.
“E as ocupações continuam. Quando a gente trava a rua, chama atenção do trabalhador de que a educação está precarizada”, disse Marcelo.
ESCOLAS OCUPADAS
De acordo com balanço do Centro Paula Souza, divulgado na noite desta segunda (9), há 15 escolas técnicas ocupadas por estudantes secundaristas em São Paulo. A Diretoria Centro-Oeste da rede estadual e duas unidades ligadas à secretaria de Educação também estão ocupadas por alunos.
Na semana passada, a sede administrativa do Paula Souza, que fica na região central, foi desocupada, depois de oito dias -nesta segunda (9), o órgão estimou em R$ 80 mil os prejuízos causados, como portas quebradas e sumiço de 21 notebooks 12 HDs externos, entre outros.
Em resposta aos protestos, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) propôs oferecer marmitex a quem estuda nas Etecs em período integral, a partir do segundo semestre.
