Educação

Alunos de Santos fazem vaquinha para custear ida a concurso de foguetes

O pix pode ser feito para o seguinte e-mail: [email protected]

Jeferson Marques

Publicado em 24/07/2023 às 14:18

Atualizado em 24/07/2023 às 14:19

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Beatriz Soares, Luiza Martins, Arthur Bolzi, Joao Pedro Biagi, Isabelle Brito, Félix Baena e Maria Luiza Bueno criaram os "Lunáticos de Urano" / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

Sete estudantes do ensino médio da Escola Estadual Olga Cury, em Santos, estão na final da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), uma competição que os desafia a construir e lançar foguetes o mais longe possível.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Eles se privaram de momentos com a família e amigos para estar na escola além do horário de aula, em uma jornada, muitas vezes, de até 10 horas por dia. Foram muitas etapas vencidas, porém, existe mais uma a vencer: a de arrecadar R$ 18 mil para a tão sonhada disputa pelo 1º lugar, que será disputada na cidade de Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Beatriz Soares, Luiza Martins, Arthur Bolzi, Joao Pedro Biagi, Isabelle Brito, Félix Baena e Maria Luiza Bueno criaram os "Lunáticos de Urano". E todos têm consciência da importância de uma disputa dessa magnitude para a sua formação pessoal e profissional.

"Entrei nesse projeto para ter novas experiências e abrir mais portas. Sempre gostei de humanas, mas pensei que poderia me encaixar em outras áreas, e isso aconteceu. Sou muito comunicativa, converso com todos e aqui eu aprendi a lidar com outras pessoas, outras ideias e tudo mais", explica Beatriz Soares (17).

Continua depois da publicidade

Arthur Bolzi, também de 17 anos, diz que seu desenvolvimento pessoal melhorou ao estar no Lunáticos de Urano.

"Aprendi a lidar em equipe, mas respeitando o tempo de cada um. É uma árvore cheia de galhos onde todos temos que se encontrar em um ramo só. Dedicação, foco, comprometimento e socialização são fatores que, com certeza, essa jornada causa uma evolução", destaca.

Evelise Nascimento, professora de Química e mentora dos jovens, ressalta que espera estar plantando uma boa semente no coração de cada um dos seus alunos, principalmente destes que estão no projeto com ela.

Continua depois da publicidade

"Eles são capazes e meu papel é o de incentivar essa evolução. O conhecimento é compartilhado entre nós e por isso digo que sou uma mediadora no processo. Espero encontrá-los daqui a alguns anos felizes e bem sucedidos independente do caminho que eles decidam seguir", finaliza.

Foguete

São os alunos do Lunáticos de Urano que fazem os testes, verificam a precisão do foguete e de sua base, executam todo tipo de cálculo e demais quesitos técnicos para que o lançamento alcance a maior distância possível, o que lhes garantirá a 1ª colocação.

Continua depois da publicidade

O foguete é construído com garrafa pet e tem uma base de cano PVC. Seu bico pode ser de diferentes materiais e a pressão para impulsioná-lo é feita com a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio.

Para chegar aos R$ 18 mil, que custeará a viagem de todo o grupo, com transporte, hospedagem e alimentação, os jovens criaram uma vaquinha virtual, onde todos podem fazer a doação de qualquer quantia. O pix pode ser feito para o seguinte e-mail:

[email protected]

Continua depois da publicidade

O grupo também tem uma página super atualizada no Instagram. Para acessá-la, clique aqui.

A Mobfog acontece entre 07 e 10 de agosto.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software