Durante o ano 2000, houve a ocorrência de neve em 70 municípios espalhados nos três estados da Região Sul / Ahmed/Pexels
Continua depois da publicidade
Na madrugada desta quinta-feira (29), a região da Serra Catarinense registrou o primeiro caso de neve de 2025. No entanto, essa situação acontece há muito mais tempo, por conta do local conter uma zona temperada e um clima subtropical, enquanto no resto do país o clima é predominantemente tropical.
Esse episódio não pode ser considerado como algo inesperado, pois a previsão já havia alertado que haveria uma intensa massa de ar frio chegando ao estado, trazendo a possibilidade de neve e chuva congelada nas áreas mais altas.
Continua depois da publicidade
Durante o ano 2000, a neve aconteceu em mais de 70 municípios espalhados nos três estados da Região Sul, onde o fenômeno só voltou a acontecer com força em 21 municípios das serras catarinense e gaúcha.
Já em julho de 2013, 140 municípios do Sul foram atingidos pela neve. Se somados os registros de chuvas congeladas, o número sobe para 200. Foi a última vez que se registrou neve com boa acumulação.
Continua depois da publicidade
Em termos de abrangência territorial, destacam-se na Região Sul os anos de 1975 e 2013, tendo ocorrido também de forma simultânea e forte em muitos municípios entre os três estados do Sul em 1928, 1942, 1955, 1975, 1985, 1994, 2000 e 2013.
Mesmo que estes episódios tenham resultado em frios extremos, alguns episódios foram realmente um recorde. O maior até então aconteceu em 7 de agosto de 1879, em Vacaria, Rio Grande do Sul, que registrou 2 metros de neve. Nevascas desse porte são frequentes em países como Canadá e Rússia, acima da latitude 50°.
Já o segundo episódio foi em 20 de julho de 1957, em São Joaquim, em Santa Catarina, com 1,30 metros de neve. Inclusive, ela chegou a ser considerada a precipitação de neve mais abundante do Brasil, dado o tempo bastante remoto de Vacaria, de 1879.
Continua depois da publicidade
O terceiro aconteceu em junho de 1985, em Itatiaia, próximo ao Pico das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro. Na ocasião foi registrado 1,00 metro de neve.
Nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão as cidades mais frias do país, que são São Joaquim (SC), Urubici (SC), São José dos Ausentes (RS), Bom Jesus (RS), Urupema (SC), Bom Jardim da Serra (SC) e Cambará do Sul (RS), além do estado do Paraná, como a cidade de Palmas.
Além destes, também já aconteceram registros de neve em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Continua depois da publicidade
Na madrugada desta quinta-feira (29), Santa Catarina trouxe o primeiro registro de neve de 2025. O fenômeno foi confirmado nas cidades de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici, na Serra Catarinense.
De acordo com a Epagri e a Defesa Civil, também houve a ocorrência de chuva congelada misturada com neve.
A menor temperatura na Serra foi de -1,35ºC no Morro de Urupema, por volta das 6h. Em Urubici, os termômetros marcaram -0,07ºC, às 4h. Em São Joaquim, a menor temperatura foi de 0,26ºC.
Continua depois da publicidade