Segundo geólogos, toda essa atividade vulcânica do passado garantiu o surgimento de águas sulfurosas na região / Reprodução
Continua depois da publicidade
Os estados de Minas Gerais e São Paulo possuem muitas ligações históricas que marcaram profundamente o legado brasileiro. Mas você sabia que, na divisa entre eles, existe um vulcão? Sim, caro leitor, você não leu errado.
O gigante adormecido está localizado entre as cidades de São João da Boa Vista, em São Paulo, e Poços de Caldas, em Minas Gerais.
A região é nacionalmente conhecida por seu solo fértil, serras imponentes e uma paisagem de tirar o fôlego.
Continua depois da publicidade
De acordo com especialistas, o vulcão possui um diâmetro de cerca de 40 km. Seu tamanho colossal foi responsável pela formação de uma caldeira — ou seja, uma depressão que abriga vários outros vulcões menores em seu interior.
Segundo geólogos, toda essa atividade vulcânica do passado garantiu o surgimento de águas sulfurosas na região. Além disso, o local também é rico em minerais, o que o torna único.
Continua depois da publicidade
A fronteira entre os dois municípios conta com fontes termais e terras extremamente propícias para a agricultura. Em todo o planeta, este é o único complexo alcalino conhecido com essas características geológicas e termais.
Apesar de parecer um cenário digno de um roteiro de ficção científica no estilo Viagem ao Centro da Terra, o vulcão segue adormecido e não apresenta nenhum risco de erupção, segundo os especialistas.
O medo de um fenômeno natural destruir o planeta faz parte do imaginário popular. Um exemplo é o vulcão localizado na África, que, segundo especialistas, teria potencial para provocar um novo tsunami no litoral de São Paulo.
Continua depois da publicidade
* O texto contém informações do portal Revista Fórum