Nacional

Debates sobre governança e mudanças climáticas marcam o segundo dia da COP

Ministros do governo participam de debates e mesas-redondas com organismos internacionais durante a COP

Nathalia Alves

Publicado em 11/11/2025 às 13:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

COP discute governança multinível e clima no segundo dia / Bruno Peres/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Em Belém a COP 30 contínua movimentando a cidade e gerando debates. Nesta terça-feira (11), estão previstos 118 eventos oficiais, entre mesas, debates e apresentações.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na chamada “Zona Azul”, local onde acontecem as negociações oficiais, será apresentado, às 9h30 da manhã, o "Relatório Global de Monitoramento do Resfriamento 2025". O documento foi elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• COP30 começa em Belém com foco em transição energética e justiça climática; veja resumo

• Cubatão destaca transição energética e sustentabilidade na COP30 em Belém

• COP30 começa hoje em Belém; veja o que vai ser discutido e o que esperar da conferência

Ainda hoje acontece um diálogo sobre o programa de cidadania Marajó, o evento conta com a participação da ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, e Frederico Siqueira, ministro das Comunicações, e será administrado na Zona Verde da COP 30, local reservado para sociedade civil, instituições públicas e privadas.

Se espera que até o final do dia, a ministra Macaé Evaristo discuta sobre a Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, com a presença de defensores do sul global, em um debate moderado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos.

Continua depois da publicidade

Além disso, a ministra irá acompanhar a abertura da Aldeia COP, considerada o principal espaço de convivência, hospedagem e mobilização dos povos indígenas durante a COP30 e que deve acolher 3 mil pessoas, entre delegações indígenas nacionais e internacionais.

Leia também, Cubatão destaca transição energética e sustentabilidade na COP30 em Belém

Urbanização e Mudança do Clima

Acontece ainda nesta terça-feira,  a 4ª Reunião Ministerial sobre Urbanização e Mudança do Clima. Sob a condução do ministro Jader Filho, o encontro é promovido pelo Governo do Brasil, em conjunto com a Presidência da COP30 e pelo ONU-Habitat. 

Continua depois da publicidade

O objetivo do debate é marcar os dez anos do Acordo de Paris e consolidar a visão brasileira de que as soluções climáticas começam nas cidades.

De acordo com o ministro Jader filho, o papel das cidades na agenda da COP30 e nas mudanças climáticas deve ser sempre pontuado. “Temos defendido que não haverá justiça climática sem justiça urbana. As cidades são onde os efeitos das mudanças climáticas são mais sentidos, e é também de onde vêm as soluções inovadoras”, aponta. “É por isso que a ação climática deve começar onde as pessoas vivem.”

Ao longo do dia, ministros, governadores, prefeitos, pesquisadores e representantes de organismos internacionais participam de quatro mesas redondas de alto nível, dois painéis ministeriais e uma sessão de encerramento de alto nível. 

Continua depois da publicidade

As discussões serão direcionadas aos temas: habitação, ciência, natureza, finanças e ação climática multinível. O evento procura destacar inovações em níveis local e nacional, fortalecer os compromissos nacionais para a redução de emissões e impulsionar o espírito coletivo do Mutirão Global da COP 30.

Ao fim do dia, a reunião será encerrada com a Plenária “Mutirão pela Ação Climática Multinível”, presidida também pelo ministro Jader Filho e moderada pela diretora-executiva do ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach. 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software