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Quando concluído, o túnel terá aproximadamente 6 km de extensão e superará o atual recordista, o Túnel 3/4 da Rodovia Tamoios
A nova pista terá 21,5 km e será composto 80% por túneis / Divulgação/Ecovias
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A Ecovias Imigrantes anunciou a construção do maior túnel rodoviário do Brasil. O projeto faz parte da nova ligação do Planalto-Baixada. Quando concluído, o túnel terá aproximadamente 6 km de extensão e superará o atual recordista, o Túnel 3/4 da Rodovia Tamoios.
As etapas de licenciamento ambiental já estão em andamento, e a previsão é que essa fase seja concluída até o primeiro semestre de 2026.
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A nova pista terá 21,5 km e será composto 80% por túneis. Além disso, terá infraestrutura moderna e segura, tecnologia de ponta e túneis paralelos de emergência.
O litoral de São Paulo também está construindo o 1° túnel submerso do país, com tecnologia inédita.
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A estrutura terá início no quilômetro 43 da Rodovia dos Imigrantes, com acesso pelo Rodoanel Mário Covas (SP-021), e conexão na Baixada Santista pelo quilômetro 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão.
Segundo o governador Tarcísio Freitas, a obra é considerada estratégica para o desenvolvimento logístico de São Paulo e do Brasil e visa facilitar o tráfego de caminhões e ônibus, que atualmente não podem trafegar na pista de descida existente.
Segundo a Folha de S. Paulo, essa pista ampliará a capacidade do sistema em 25% e do tráfego de caminhões em 145%
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A expectativa é de que essa nova pista traga mais eficiência no escoamento de cargas pelo Porto de Santos e mais conforto aos motoristas.
Após a divulgação do projeto, a concessionária inicia agora a elaboração do projeto funcional, seguido pelos projetos básico e executivo, que definirão detalhes técnicos e operacionais da obra.
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