Os sintomas leves incluem tosse seca, dor de garganta, cansaço e febre. / Pexels
Continua depois da publicidade
Em 2024, o Brasil registrou aumento significativo no casos de pneumonia, com destaque para a causada pela bactéria Mycoplasma pneumoniae. Essa variante ocasiona sintomas leve e costuma passar despercebida.
Segundo dados de hospitais brasileiros como o Sabará Hospital Infantil, em São Paulo, o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, e o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, houve um aumento expressivo no número de casos de pneumonia atípica, especialmente em crianças e adolescentes.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Saúde de São Paulo e do Rio de Janeiro também já confirmaram o crescimento dos atendimentos por pneumonia em suas redes municipais.
A circulação simultânea de diferentes vírus, a mudanças climáticas, processos imunoalérgicos e a diminuição da imunidade da população pós pandemia são fatores ligados ao aumento dessa doença.
Continua depois da publicidade
Os sintomas leves incluem tosse seca, dor de garganta, cansaço e febre.
Especialistas acreditam que as medidas de isolamento social e menor contato com patógenos pode ter reduzido a imunidade da população, propiciando infecções.
A pneumonia atípica, apesar de menos grave, também requer tratamento médico e o uso de antibióticos é necessário para combater as infecções.
Continua depois da publicidade
A falta de sintomas padronizados torna casos como o da pneumonia infecciosa, caso não tratadas, letais.