POLÍTICA

Zé Trovão assume como deputado após ser preso a mando de Alexandre de Moraes

Em liberdade desde dezembro de 2021 usando tornozeleira eletrônica, o caminhoneiro ocupará uma cadeira na Câmara dos Deputados

Joe Silva

Publicado em 01/02/2023 às 18:35

Atualizado em 01/02/2023 às 18:37

Comentar:

Compartilhe:

Tudo indica que Zé Trovão ainda deve estar usando tornozeleira eletrônica no evento de posse nesta quarta-feira / Reprodução/Youtube

O caminhoneiro e ativista bolsonarista conhecido como Zé Trovão, assume nesta quarta-feira (1) o cargo de deputado federal pelo PL, mesmo partido de Bolsonaro. Mesmo já tendo sido preso anteriormente após ordem do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, não há impeditivos para que o agora deputado exerça a função.

A prisão do ativista se deu após a acusação de seu envolvimento nos atos do dia 7 de setembro de 2021, considerados de teor golpista, segundo informações do jornal Extra. Ele teria sido um dos incentivadores do movimento.

Zé Trovão ficou dois meses atrás das grades e só foi preso após ter ficado dois meses foragido no México. Ele saiu da prisão em dezembro de 2021 e foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica desde então. Nesta quarta-feira ele ainda deve estar usando o equipamento na formalização da posse.

Livre para assumir uma cadeira na Câmara

O deputado não tem impeditivos para assumir o cargo, uma vez que a investigação da qual é algo já corre no STF. As acusações continuarão tramitando na suprema corte.

Durante sua campanha política no ano passado, Zé Trovão estava impedido de usar as redes sociais, além da obrigatoriedade do uso de tornozeleira. Os advogados do então candidato pediram que as restrições fossem suspensas sob argumento de que a medida se daria "em respeito à vontade popular (...), para que (ele) possa livremente exercer seu mandato".

Uma vez que as investigações contra o político são sigilosas, não é possível consultar o processo e saber se o pedido dos advogados foi aceito.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Início do inverno no litoral de SP terá calor extremo e sensação de 42º C

Final de semana será quente e seco; segunda e terça devem registrar temperaturas muito altas

Bertioga

Responsável por incêndio em ônibus de vereador de Bertioga é identificado

O crime aconteceu na noite de 30 de maio na Rua Professor Geraldo Rodrigues Montemor

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter