Brasil

Você reparou? Essa famosa marca de água simplesmente sumiu do mercado

O baixo valor agregado da água mineral e os altos custos logísticos dificultavam a expansão da marca em território nacional

Isabella Fernandes

Publicado em 09/09/2025 às 15:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Lançada no Brasil em 2008, a Bonafont tornou-se uma das águas minerais mais populares / Divulgação

Continua depois da publicidade

Lançada no Brasil em 2008, a Bonafont tornou-se uma das águas minerais mais populares, reconhecida pela icônica garrafa alaranjada, edições temáticas e embalagens assinadas por artistas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mesmo assim, sua produção foi oficialmente encerrada em 3 de setembro de 2022.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Marca de televisão foi 'queridinha' no Brasil na década de 90 e sumiu dos mercados

• Refrigerante 'queridinho' em 1970 foi a grande concorrente da Fanta e sumiu dos mercados

• Chocolate que marcou gerações sumiu dos mercados e retornou com sucesso

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Estratégia da Danone

A decisão de descontinuar a marca no Brasil faz parte de uma revisão estratégica de portfólio. A Danone optou por concentrar seus investimentos em categorias consideradas mais lucrativas, como laticínios, produtos à base vegetal e nutrição especializada.

A Bonafont tinha participação minoritária no portfólio da empresa, cerca de 4,1% do mercado em 2022, enquanto marcas como Crystal e Minalba dominavam o setor.

Continua depois da publicidade

Além disso, o baixo valor agregado da água mineral e os altos custos logísticos dificultavam a expansão da marca em território nacional.

O impacto no mercado

Com a saída da Bonafont, concorrentes como Minalba e Crystal avançaram no mercado, especialmente em regiões onde a marca da Danone já estava consolidada, como o Sudeste. A movimentação abriu espaço para crescimento da concorrência no segmento de águas minerais.

Sobre os colaboradores e fábricas

Para minimizar os impactos da decisão, a Danone informou ter realocado parte dos colaboradores para outras áreas da empresa. Também foram oferecidos pacotes de desligamento acima do exigido por lei, além de programas de requalificação e serviços de recolocação profissional.

Continua depois da publicidade

Marca de televisão foi 'queridinha' no Brasil na década de 90 e sumiu dos mercados

A produção foi encerrada nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, encerrando completamente a operação da marca no país.

Consumo e validade

Mesmo após o fim da produção, as garrafas da Bonafont continuaram nas prateleiras por algum tempo, já que os últimos lotes fabricados tinham validade de até dois anos.

Continua depois da publicidade

Isso fez com que alguns consumidores ainda encontrassem a marca em mercados físicos e online mesmo após o encerramento oficial.

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software