O novo espaço é um projeto vitorioso, construído integralmente pela própria comunidade Krahô / Divulgação/Governo do Tocantins
Continua depois da publicidade
Uma conquista histórica para a cultura indígena e para o cinema nacional: a aldeia Koprer, no Tocantins, inaugurou no fim de outubro o primeiro cinema em uma terra indígena do Brasil. O novo espaço, chamado de Cinema Comunitário Krahô, é um projeto vitorioso, construído integralmente pela própria comunidade.
O cinema tem capacidade para receber até 150 pessoas, oferecendo arquibancadas e redes para o público. A arquitetura se integra à natureza, permitindo que as exibições aconteçam com vista para a aldeia e para o céu estrelado.
Continua depois da publicidade
A iniciativa é liderada por Hilda Krahô, uma jovem cineasta do povo Krahô que já acumula participações em festivais nacionais e internacionais. O cinema exibirá filmes, documentários e, principalmente, registros históricos do povo, reforçando a memória e o patrimônio cultural local.
A partir de 2026, o projeto prevê a realização de encontros regulares de cinema, ampliando a oferta cultural da aldeia com obras de todo o país.
Continua depois da publicidade