X

Brasil

Tarcísio diz que vacina contra a dengue será entregue a SP em 2025

Tarcísio de Freitas também anunciou a criação de um comitê intersecretarial de combate ao mosquito Aedes aegypti

Patrícia Pasquini/Folhapress

Publicado em 31/01/2024 às 15:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Brasil está adquirindo uma vacina do Japão, mas a quantidade ainda é insuficiente / Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados

De acordo com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) a vacina contra a dengue do Instituto Butantan deverá ser disponibilizada ao país em 2025. A afirmação foi feita durante entrevista à rádio CBN na manhã desta quarta-feira (31).

"Temos uma linha de trabalho com o Butantan. O Brasil está adquirindo uma vacina do Japão, mas a quantidade ainda é insuficiente. Estamos desenvolvendo a nossa vacina. Será muito avançada, a melhor vacina de dengue no mundo, e será aplicada em uma dose", disse o governador.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"A previsão é que fique pronta em setembro e estamos tentando antecipar esse cronograma. Vamos apresentar para a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], de maneira que no ano que vem possamos fabricar e fornecer para o Brasil inteiro. A ideia —e depende das tratativas com a Anvisa— é que ela esteja disponível em 2025."

O Instituto Butantan confirmou as informações à Folha de S.Paulo.

Tarcísio de Freitas também anunciou a criação de um comitê intersecretarial de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

O comitê, que terá a participação da defesa civil, pretende envolver as prefeituras para mobilizar uma quantidade maior de agentes no combate ao vetor. A ideia é atuar no monitoramento e identificação de pontos de risco, de acúmulo de água, que podem ser locais de proliferação do mosquito.

"Temos o problema imediato, então estamos criando esse comitê operacional de emergência, que vai reunir agentes de várias secretarias e mais a defesa civil para que a gente possa articular com os municípios, ampliar a capilaridade, a quantidade de braços para neste momento fazer o combate ao vetor", finalizou o governador.

O estado de São Paulo soma ao menos sete mortes por dengue desde o início de 2024. Além dos quatro óbitos reportados pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), as cidades de Bebedouro, Jacareí e Dois Córregos registraram nos últimos dias a morte de três moradores infectados pelo vírus.

Até o momento, houve dois casos fatais em Bebedouro, dois em Pindamonhangaba, um em Dois Córregos e dois em Jacareí, que decretou estado de emergência na segunda-feira (29).

Na última atualização do CVE, até o dia 20 de janeiro, o estado havia registrado 10.728 casos de dengue e quatro óbitos. No ano passado, no mesmo período, foram oito mortes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Incêndio em pousada em Porto Alegre deixa ao menos 10 mortos; Veja vídeo

O Corpo de Bombeiros afirma que ainda há pessoas desaparecidas

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter