Brasil

Responsabilidade da Voepass em acidente aéreo será investigada pelo MPT

Procurador determinou abertura de procedimento contra a empresa e a expedição de ofícios para Polícia Federal, FAB e ANAC

Luana Fernandes

Publicado em 10/08/2024 às 17:15

Compartilhe:

Avião da Voepass cai em Vinhedo, SP, na tarde desta sexta (09) / Reprodução/Redes Sociais

O Ministério Público do Trabalho (MPT) investigará a responsabilidade da empresa Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo Transportes Aéreos S.A., no acidente aéreo que vitimou quatro trabalhadores da empresa - além de 58 passageiros - nessa sexta-feira (9), em Vinhedo (SP).

O procurador Marcus Vinícius Gonçalves determinou a imediata abertura de procedimento, com a justificativa de que “é evidente a lesão a direitos sociais indisponíveis ligados à segurança no meio ambiente de trabalho”, o que enseja a atuação do MPT no caso em questão para “verificar a extensão dos fatos denunciados, apurar as devidas responsabilidades e adotar medidas que contribuam para obstar novos acidentes como o ora investigado”.

O procurador determinou a expedição de ofício à Voepass-Passaredo, para que a empresa apresente as Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT) e os contratos de trabalho dos quatro tripulantes falecidos; ao Departamento de Polícia Federal de Campinas, para que apresente os dados iniciais da investigação instaurada para apurar o acidente; à Força Aérea Brasileira (FAB) e à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para que informem o que foi apurado sobre o acidente até o momento.

Um procedimento deve ser instaurado em Campinas (SP), onde está localizada a sede do MPT na 15ª Região, em cuja área de circunscrição encontra-se a cidade de Vinhedo, local do acidente aéreo.

O voo 2283 da Voepass saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Ao passar por Vinhedo (SP), o avião turboélice ATR-72 caiu no condomínio residencial Recanto Florido, no bairro Capela, vitimando 58 passageiros e 4 tripulantes, num total de 62 vítimas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Zoonoses do Litoral de SP abre agendamento para castração gratuita de animais

Município está disponibilizando 200 vagas

Cotidiano

Rios voadores estão trazendo fumaça das queimadas para o litoral de SP; entenda

Se você olhou para o céu nesta quinta-feira (12), provavelmente notou uma névoa de tom acinzentado. Saiba mais detalhes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter