X

SEGUNDO A ANVISA

Quase 60% dos alimentos contêm resíduos de agrotóxicos no Brasil

O estudo foi divulgado pela Anvisa nesta quarta-feira (06/12)

Nilson Regalado

Publicado em 06/12/2023 às 17:11

Atualizado em 06/12/2023 às 20:36

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Programa de Avaliação de Resíduos de Agrotóxicos da Anvisa foi criado em 2001 e monitora alimentos diferentes a cada ciclo / EMBRAPA/Divulgação

 Dos 13 alimentos de origem vegetal analisados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao longo de 2022, nada menos que 58,9% apresentaram algum nível de contaminação por agrotóxicos.

No total, foram avaliadas 1.772 amostras de alimentos como batata e mandioca, brócolis e repolho, feijão e amendoim, morango, laranja e maracujá, pimentão e quiabo, trigo e pó de café. O estudo foi divulgado pela Anvisa nesta quarta-feira (06/12).

Resultados:

 41,1% das amostras não tinham resíduos

 33,9% das amostras com resíduos dentro do limite permitido

 25% das amostras com inconformidade, que pode ser a presença de um agrotóxico não autorizado ou com resíduos acima do limite permitido

 0,17%, equivalente a 3 amostras, apresentaram risco agudo

Segundo a Anvisa, o risco agudo é a ameaça de danos à saúde pelo consumo, em curto espaço de tempo, como uma refeição ou um dia de consumo, de uma grande porção do alimento contendo resíduos de um veneno agrícola. Em 2022, o estudo avaliou a presença de 311 venenos agrícolas coletados em 79 municípios de 25 estados.

Programa de Avaliação de Resíduos de Agrotóxicos da Anvisa foi criado em 2001 e monitora alimentos diferentes a cada ciclo. Entre 2013 e 2022, foram avaliados 36 produtos, abrangendo 80% dos alimentos de origem vegetal consumidos pelos brasileiros.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Santos fecha temporada de cruzeiros com mais de 1 milhão de passageiros

É o melhor registro do segmento nos últimos 12 anos

Cotidiano

Temporais que destroem o Sul do País podem chegar ao litoral de SP?

A Região Sul do Brasil vive nos últimos dias um dos piores momentos de sua história

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter