X

Brasil

Projeto que facilita perícia para isenção de IPVA a autistas e PcDs segue para sanção do governador

Parlamentares da Alesp aprovaram alteração e agora qualquer médico vinculado ao SUS ou ao Detran poderá realizar a perícia

Cléber Gonçalves

Publicado em 15/02/2023 às 09:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governador Tarcísio de Freitas tem o prazo de 15 dias úteis para sancionar o projeto de lei / Reprodução/Rodrigo Romeo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem o prazo de 15 dias úteis para sancionar o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado que deve deixar mais simples, fácil e ágil a realização de perícia para concessão de isenção de IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) a pessoas com deficiência e autistas.

Ele recebeu o projeto na sexta-feira (10), após a conclusão da tramitação na Alesp.

De acordo com o texto, a perícia poderá ser feita por qualquer médico especialista credenciado ao SUS (Sistema Único de Saúde) ou ao site do Detran SP (Departamento de Trânsito de São Paulo). A proposta foi criada e aprovada pela Alesp, para tornar o procedimento mais rápido.

A nova norma busca acabar com a regra em vigência desde 2021, pela qual, o processo só pode ser feito por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), exigência que tem dificultado e atrasado o acesso ao benefício.

Além disso, a matéria prevê que quem comprou um veículo em 2022 e se enquadra nas condições para ser isento poderá realizar o procedimento até 30 de junho de 2023, com todos os benefícios retroativos a 1º de janeiro de 2022.

"Nosso compromisso com a população de São Paulo foi honrado. Aprovamos o projeto em tempo recorde e assim que a tramitação foi concluída aqui na Alesp, nós encaminhamos o projeto para sanção do governador", disse o presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Vai passear? Estradas têm tráfego tranquilo nos dois sentidos do SAI

Segundo boletim da Ecovias, o Sistema Anchieta-Imigrantes segue em Operação Normal 5x5 na manhã deste sábado (15)

JUNHO VIOLETA

Aumento de agressões contra idosos estimula combate ao etarismo

Agressões contra idosos tiveram aumento de quase 50 mil casos em 2023, na comparação com o ano anterior

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter