Lula decreta GLO em Belém para reforçar segurança durante a COP 30 / Tânia Rêgo/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Em meio a questionamento sobre a segurança pública do país, o presidente Lula decretou nesta segunda-feira (3) a GLO (Garantia da Lei e da Ordem) que concede o emprego das Forças Armadas em Belém durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
A medida entrou em vigor no último domingo (2) e vai até dia 23 de novembro. Essa decisão veio a pedido do governador do Pará, Helder Barbalho.
Continua depois da publicidade
Em raras ocasiões, como o da conferência, o governo federal pode intervir temporariamente na segurança pública, que é em si competência dos Estados, por meio da GLO.
A conferência será realizada nos dias 10 e 21 de novembro, contudo, durante todo o mês, encontros entres chefes de estados e ministros podem acontecer para discutir sobre os objetivos e metas para combater as mudanças climáticas.
Continua depois da publicidade
Em nota, o Ministério da Defesa reforçou que o objetivo da ação é garantir a preservação da ordem pública e a integridade da população por tempo limitado.
Leia também, evento em SP reúne mais de 500 palestrantes nos dias 4 e 5 de novembro
A última vez que a GLO ocorreu foi em novembro do ano passado, decretada pelo presidente Lula, durante a cúpula dos G20, que reuniu grandes líderes mundiais no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Nos últimos dias voltou a ser discutida a aplicação da GLO no Rio, devido à megaoperação ocorrida nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte, que foi a mais letal da história do estado.