O suíço Gianni Infantino, presidente da Fifa, fará a sua primeira visita ao Brasil / Associated Press
Continua depois da publicidade
O suíço Gianni Infantino, presidente da Fifa, fará a sua primeira visita ao Brasil nesta semana. Além dos encontros com dirigentes do COI (Comitê Olímpico Internacional), Infantino é aguardado na CBF, onde tem uma reunião agendada com o presidente da entidade, Marco Polo del Nero.
O encontro está inicialmente marcado para quinta (4), mesmo dia da estreia da seleção olímpica em Brasília. Cartolas da CBF querem realizar a reunião na sede da entidade, no Rio, mas o local pode ser alterado por questões de segurança.
Continua depois da publicidade
Se a reunião ocorrer, Del Nero sairá fortalecido. Desde o ano passado, ele é investigado pelo Comitê de Ética da Fifa por suspeita de receber propina na venda de direitos de torneios. Em dezembro, o FBI o denunciou por corrupção. Del Nero alega inocência.
Além de dirigentes de clubes, convocados pelo presidente da CBF, deve comparecer ao encontro Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol (entidade que comanda o futebol na América do Sul).
Continua depois da publicidade
O presidente da Fifa visitou países da América do Sul em março, mas evitou se encontrar com Del Nero no Brasil.
Enfraquecido
Eleito em fevereiro com a missão de modernizar a Fifa, Gianni Infantino também está fragilizado.
Continua depois da publicidade
Ele foi citado em abril no "Panamá Papers", conjunto de mais de 11 milhões de documentos a respeito de bens em paraísos fiscais.
Ex-secretário-geral da Uefa (que controla o futebol europeu), o suíço aparece nos documentos assinando acordos de direitos de televisão quando trabalhava na entidade, entre 2003 e 2006.
Após buscas da Polícia Federal da Suíça na sede da confederação, o Ministério Público do país disse haver "suspeita de gestão criminosa" na venda de direitos em competições organizadas pela Uefa.
Continua depois da publicidade