X

Enem 2022

Nota do Enem 2022 poderá ser consultada nesta quinta-feira

A antecipação no calendário da prova foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT)

FOLHAPRESS

Publicado em 09/02/2023 às 09:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Enem 2022 / Marcelo Camargo/Agência Brasil

O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que sairia apenas na segunda-feira (13), foi antecipado para esta quinta-feira (9). A antecipação no calendário da prova foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

Nas redes sociais, estudantes comentavam as notas no início da manhã. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) ainda não informou oficialmente se todas as notas já foram divulgadas. Os estudantes precisam acessar a Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/) até que seu boletim de desempenho apareça.

O Enem é a principal porta de entrada do ensino superior público, mas também serve para ter acesso a instituições privadas, universidades internacionais e os programas como Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Neste ano, o período de inscrição para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa do Ministério da Educação que seleciona estudantes para universidades públicas de todo o país, é de 16 a 24 de fevereiro, e o resultado será divulgado no dia 28.

As inscrições para o Prouni, que distribui bolsas de estudo parciais (50% de desconto) e integrais (100%) em universidades particulares, serão abertas no dia 28 de fevereiro e terminarão em 3 de março. Os resultados sairão de 7 a 16 de março (1ª chamada) e 21 a 30 de março (2ª chamada).

Para participar do programa é necessário ter renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês (R$ 3.906 por pessoa), além de ter estudado em escola pública durante todo o ensino médio ou com bolsa de 100% em colégio privado.

Já o Fies, programa federal de financiamento que concede empréstimos aos estudantes de baixa renda para estudar em universidades privadas, terá suas inscrições de 7 a 10 de março, e o resultado sairá dia 14. Nesse programa, o estudante precisa quitar a dívida ao final do curso, de acordo com o contrato assinado.

No Fies também é necessário ter renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês. O candidato pode se inscrever no processo seletivo se participou de qualquer edição do Enem desde 2010, com média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação.


            

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Mau presságio? Branqueamento de corais pode ser sinal da morte dos oceanos; entenda

Estruturas são a base do Oceano

Cotidiano

Biquíni com casaco? Litoral de SP terá sol nos próximos dias, mas sem calor

Apesar da presença constante do sol, as máximas não passam dos 23 graus

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter