Brasil
Silvio Costa Filho deixa a pasta em abril para disputar o Senado por Pernambuco; secretário-executivo Tomé Franca é o favorito para assumir o ministério
Silvio Costa Filho deu fortes indícios de quem deve assumir o comando da pasta / Divulgação/Governo Federal
Continua depois da publicidade
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), anunciou nesta quarta-feira (11) que deixará o cargo no próximo dia 2 de abril.
A data é o prazo final para a desincompatibilização de ministros e secretários que pretendem disputar as eleições municipais ou estaduais em outubro.
Continua depois da publicidade
Em entrevista no Palácio do Planalto, Costa Filho confirmou que seu plano é concorrer a uma vaga no Senado Federal por Pernambuco.
Veja também: O novo Porto de Santos aos 134 anos une tecnologia, sustentabilidade e integração urbana
Continua depois da publicidade
Ao abordar a sucessão no ministério, Silvio Costa Filho deu fortes indícios de quem deve assumir o comando da pasta. Ele sinalizou que o atual secretário-executivo, Tomé Franca, é o nome favorito para ocupar a cadeira.
Segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deseja manter a equipe atual para garantir a continuidade dos projetos em andamento.
"O presidente Lula já tem o nome na cabeça do nosso substituto. Naturalmente, o presidente sinalizou quem gostaria que pudesse permanecer à frente do ministério. Ele quer manter um quadro atual do ministério para que a gente possa dar continuidade a todas as entregas", explicou Costa Filho.
Continua depois da publicidade
Veja também: Novo terminal privado em Cubatão? Área estratégica da Usiminas está na mira do governo
Embora a preferência por Tomé Franca seja clara, Silvio Costa Filho afirmou que ainda realizará conversas com lideranças do Republicanos e representantes dos setores de portos e aeroportos para buscar um consenso em torno do nome de seu substituto.