X

SAÍDA DE PRESIDENTE

Ministro da Educação anuncia mudança na presidência do Inep

Danilo Dupas vai deixar a presidência alegando motivos pessoais; Carlos Moreno será o novo presidente do órgão a partir de 1º de agosto

Da Reportagem

Publicado em 27/07/2022 às 13:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fachada da sede do Inep / Foto: Inep

Danilo Dupas irá sair da presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O anúncio foi feito pelo ministro da Educação Victor Godoy nesta quarta-feira (27) pelas redes sociais. Contém informações do g1.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Godoy publicou que a saída de Dupas "ocorreu por motivos pessoais e a pedido" e agradeceu "por todo o trabalho realizado nesse período, que trouxe avanços importantes para a Autarquia".

Ainda segundo o ministro, Carlos Moreno será o novo presidente do órgão a partir de 1º de agosto. O Ministério da Educação (MEC) confirmou a nomeação em uma nota enviada à imprensa.

"Anuncio que a partir de 1° de agosto o diretor Carlos Moreno será o novo presidente do Inep, respondendo interinamente e garantindo a continuidade dos exames e avaliações fundamentais para toda a sociedade brasileira", escreveu.

O Inep é um órgão do MEC e é responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), entre outros.

A saída de Dupas ocorre a menos de 4 meses da aplicação do Enem 2022, que acontecerá nos dias 13 e 20 de novembro.

Passagem pelo Inep

Danilo Dupas Ribeiro assumiu a presidência da autarquia em fevereiro de 2021, após a exoneração de Alexandre Lopes.

Durante a gestão de Dupas, o Inep passou por uma debandada de mais de 30 servidores semanas antes da aplicação do Enem 2021. Na ocasião, os servidores justificaram que o pedido de dispensa se devia a "fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima" do órgão.

Nota do MEC

O Ministério da Educação (MEC) informa que Carlos Eduardo Moreno Sampaio assumirá, interinamente a partir de agosto, a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Servidor de carreira da própria instituição, Moreno é doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília e Mestre em Estatísticas pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Diretor de Estatísticas da autarquia.

A saída de Danilo Dupas Ribeiro ocorre a pedido do próprio. O MEC agradece o trabalho realizado à frente do Inep e reforça que Moreno dará continuidade ao trabalho realizado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Imigrantes e Anchieta têm lentidão nesta quarta-feira

Ainda de acordo com a Ecovias, o tempo e a visibilidade são considerados ideais para se locomover nos trajetos

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 15 minutos na travessia Guarujá e Santos

Segundo informações do Departamento Hidroviário (Dersa), todas as embarcações cumprem um cronograma de manutenção preventiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter