É DO BRASIL

Invenções brasileiras: Conheça 7 criações nacionais que revolucionaram o planeta

Certas invenções que tornaram a vida do ser humano mais sadia e práticas foram criadas no Brasil; a Gazeta e o Diário levantaram 7 das mais relevantes

Nathalia Fruchi*

Publicado em 30/08/2023 às 16:19

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Alberto Santos Dumont montado no primeiro avião / Divulgação assesoria de comunição da FAB

Continua depois da publicidade

Várias invenções tornaram a vida do ser humano mais prática, segura e divertida, e algumas delas foram criadas no Brasil. A Gazeta e o Diário separararam sete das principais criações nacionais mais usadas no mundo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Avião

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Exposição em Santos traz maquetes das invenções do padre Bartolomeu de Gusmão   

• Museu das Invenções com entrada gratuita na semana do inventor

Há um embate no mundo para saber quem foi o inventor do avião. Entre os brasileiros,  porém, é praticamente unanimidade: Alberto Santos Dumont (1873-1932) é o responsável por "dar asas" ao ser humano. Antes de colocar o célebre avião 14-bis nos céus, o inventor já havia conquistado fama internacional em 1901, ao voar com os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina.

Balão de ar quente Balão de ar quente/ Kyle Hinkson/Unsplash

Balão de ar quente

Continua depois da publicidade

Bartolomeu de Gusmão observou que o ar aquecido é mais leve e através dessa descoberta usou seus conhecimentos para criar o balão de ar quente. O primeiro veículo levitando foi apresentado no Brasil à corte portuguesa em 1709.

 

Identificador de chamadas

Continua depois da publicidade

Em 1980 o eletrotécnico Nélio José Nicolai, inventou o identificador de chamadas, que é até hoje uma das ferramentas importantes no mundo. Inicialmente foi chamado de BINA (“B identifica número de A”) e se tornou sucesso mundial, facilitando a identificação de números de telefones no campo empresarial, policial e familiar.

Câmbio automático

O câmbio automático hoje em dia é uma das opções que pesam a favor na hora de alguém investir na compra de um carro.  O que muita gente não sabe é que ele foi criado aqui no Brasil, em 1932, pelo engenheiro mecânico José Braz Araripe. O sistema, que funcionava por fluido hidráulico, acabou vendido para a General Motors (GM), que popularizou a modalidade de câmbio posteriormente.

Continua depois da publicidade

Urna eletrônica Urna eletrônica/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Urna eletrônica

Em 1980 o juiz Carlos Prudêncio criou a urna eletrônica com o objetivo de otimizar e facilitar a contagem de eleições. A primeira versão estreou em 1989 na cidade de Brusque, em Santa Catarina, mas começou a ser usada mais amplamente em 1996.

Reprodutor de música portátil

Continua depois da publicidade

O filósofo germano-brasileiro Andreas Pavel criou o tocador de fita K7 quando morava em São Paulo, em 1972. Batizado de Stereobelt, o aparelho foi lançado comercialmente pela Sony em 1979 como Walkman. Pavel e uma marca japonesa tiveram uma longa batalha jurídica até ela reconhecer a autoria do seu invento.
Soro antiofídico/ Divulgação Instituto Vital Brazil

Soro antiofídico

Antigamente, vítima de picadas de cobras eram recorrentemente levadas a óbito sem chance de tratamento, mas isso mudou quando o médico Vital Brazil descobriu uma maneira de neutralizar estas picadas. E foi assim que surgiu o chamado soro antiofídico. O medicamento surgiu em 1903 após o especialista, que também criou o Instituto Butantan, descobrir que cada tipo de veneno exige um antídoto específico.

Continua depois da publicidade

*Estagiária, sob supervisão da Redação

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software