REI DO FUTEBOL

'Insuperável': Veja frases de exaltação a Pelé

O Rei do Futebol colecionou admiradores; veja frases de exaltação ao Rei de Mike Tyson, Ronald Reagan e Nelson Rodrigues, entre outros

Bruno Hoffmann

Publicado em 26/12/2022 às 14:25

Atualizado em 26/12/2022 às 14:27

Compartilhe:

Pelé durante entrevista em 2018, em Santos, no museu que leva seu nome / Bruno Santos/Folhapress

Pelé está internado desde 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar um câncer de cólon e uma infecção respiratória. Não há previsão de alta para o maior jogador da história do futebol.

De acordo com um boletim médico divulgado em 21 de dezembro, "Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca". A sua família passou o Natal ao lado do pai, e não há previsão sobre um novo boletim médico.

O Rei do Futebol teve uma carreira sem igual dentro do esporte, e colecionou admiradores (e também detratores) durante sua trajetória. Veja uma série de frases já ditas em exaltação ao Atleta do Século.

"Pelé leva sobre os demais jogadores uma vantagem considerável - a de se sentir rei, da cabeça aos pés", Nelson Rodrigues, escritor, sobre o jovem de 17 anos, poucos meses antes da Copa de 1958, na Suécia.

"Diziam que até 1958 no Brasil tinha analfabeto demais. A Copa da Suécia operou um milagre. Se analfabetos existiam, sumiram-se na vertigem do triunfo. A partir do momento em que o rei Gustavo da Suécia veio apertar as mãos dos Pelés, dos Didis, todo mundo aqui sofreu uma alfabetização súbita", Nelson Rodrigues, após o triunfo da seleção na Copa da Suécia.

"Seja em  que circunstância for, Pelé mantém com a bola uma  relação de coexistência absolutamente íntima, terna, cordial", Armando Nogueira, jornalista esportivo, quando Pelé tinha apenas 19 anos.

“Pelé é a figura suprema do futebol. Como Garbo e Picasso, basta-lhe um só nome", Daily Express, jornal de Londres

"Quando o sujeito tem um nome só você sabe que ele é foda: Pelé", Snoop Doog, músico norte-americano

"Pelé é legal, é confiante, é foda", Mike Tyson, ex-boxeador norte-americano

“Pelé nunca será superado, porque é impossível haver algo melhor que a perfeição. Ele teve tudo: físico, habilidade, controle de bola, velocidade, poder, espírito, inteligência, instinto, sagacidade…”, Sunday Mirror, jornal de Londres.

“Posso ser um novo Di Stéfano, mas não posso ser um novo Pelé. Ele é o único que ultrapassa os limites da lógica", Johan Cruyff, craque da Holanda na Copa de 1974.

“Eu pensei: ‘Ele é feito de carne e osso, como eu'. Eu me enganei", Tarciso Burnigch, zagueiro italiano que marcou Pelé na final da Copa de 1970.

“Muito prazer, sou o presidente dos Estados Unidos. Você não precisa se apresentar, porque Pelé todo mundo sabe quem é", Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos, ao receber Pelé na Casa Branca.

“Tenho três cicatrizes no meu joelho: Édson, Arantes e Nascimento”, José Pando, lateral esquerdo do Juventus, da Mooca, que recebeu uma entrada violenta de Pelé na partida entre Juventus e Santos, na Rua Javari, em 1959 (a mesma em que Pelé fez o considerado gol mais bonito de sua carreira). As marcas em seu joelho foram símbolos de orgulho para o juventino a vida inteira.

“Pelé é o maior de todos. Ninguém é bobo de falar perto de mim que o Maradona é melhor. O argentino nem chegou perto. Se disserem isso na minha frente, fico com vontade de encher de soco”, o mesmo José Pando.

"Pelé está armando alguma para cima de nós", Elias Pássaro, massagista do Juventus na partida do gol mais bonito de Pelé, em 1959, após o Rei ter feito com a mão "aguardem" para a torcida juventina, que não parava de vaiá-lo. Poucos minutos depois sairia o golaço.

“Passam os anos, aparecem jogadores excelentes, mas todos sempre se lembram de Pelé”,
Fernando Torres, jogador espanhol.

“Pelé é onipresente. É a referência do Brasil. Em qualquer parte do mundo em que eu esteja, ao constatarem que sou brasileiro, dizem: Pelé!", Antônio Carlos de Almeida Braga, banqueiro brasileiro.

"Para jogar melhor que Pelé teria que ser Jesus Cristo", Menotti, ex-jogador e ex-treinador argentino

“Lamento certas colocações dele, mas por que não o deixam em paz também? Ele é verdadeiramente autêntico. Venero o mito Pelé”, Antero Greco, jornalista esportivo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter