A fábrica da Toyota em Indaiatuba, onde o Corolla foi produzindo por 27 anos / Reprodução/Divulgação
Continua depois da publicidade
A gigante japonesa Toyota pegou todo mundo de surpresa e anunciou que encerrará definitivamente as atividades da sua fábrica de Indaiatuba, no interior de SP, no segundo semestre de 2026. Ali o Corolla, carro favorito de muitas pessoas, foi fabricado por 27 anos.
O equipamento, que foi inaugurado em 1998, representou um grande feito da empresa dentro do Brasil, que se consolidou como uma montadora segura, de bom suporte técnico, excelente pós-venda e de preços competitivos. Isso a fez vender mais de 1 milhão de unidades do Corolla desde então.
Continua depois da publicidade
A empresa disse que essa mudança já fazia parte de um plano estratégico de reposicionamento da marca no mercado nacional, que agora foca na produção de veículos híbridos e na ampliação e modernização da fábrica de Sorocaba.
E por falar em Sorocaba, é para lá que a montagem do Corolla deve seguir a partir de agosto do ano que vem.
Continua depois da publicidade
A Toyota finaliza explicando que tudo isso está dentro do seu plano de, até 2030, investir cerca de R$ 11 bilhões em território brasileiro, concentrando toda a sua produção em Sorocaba.
Todos os 1.500 trabalhadores de Indaiatuba poderão se transferir para a nova cidade, e estima-se que mais 500 postos de trabalho serão abertos com essa expansão e modernização.