Pessoas atravessando a avenida durante uma manhã de chuva e frio no Brasil / Paulo Pinto/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Uma frente fria começa a ganhar força na Argentina e promete alterar completamente o cenário climático no Cone Sul nos próximos dias. O sistema, que avança acompanhado de tempestades e quedas expressivas de temperatura, deve cruzar a fronteira e atingir o sul e parte do sudeste do Brasil no início da próxima semana, segundo previsões meteorológicas.
De acordo com o Servicio Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina, o calor intenso registrado nesta quarta e quinta-feira — com máximas acima dos 30 °C em Buenos Aires — será interrompido por uma frente fria que chega na sexta (24) trazendo chuva forte e ventos de até 90 km/h em algumas áreas do país.
Continua depois da publicidade
Logo após a passagem do sistema, as temperaturas devem despencar: as máximas, que hoje chegam a 30 °C, cairão para 13 °C na segunda-feira (27), com mínimas de apenas 6 °C. Essa virada repentina indica a chegada de uma massa de ar frio de origem polar.
A frente deve avançar rapidamente rumo ao norte durante o fim de semana, alcançando o Rio Grande do Sul entre domingo e segunda-feira (27), provocando chuvas volumosas, rajadas de vento e queda acentuada nas temperaturas.
Continua depois da publicidade
Na sequência, o sistema deve se deslocar sobre Santa Catarina e Paraná, chegando ao interior de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul no início da próxima semana.
Os meteorologistas alertam que, embora o núcleo mais frio da massa de ar atue sobre o território argentino, o reflexo será sentido em boa parte do Brasil, especialmente nas madrugadas, com temperaturas entre 8 °C e 12 °C em cidades do Sul e parte do Sudeste.
Modelos climáticos indicam que o ar mais frio pode alcançar o litoral paulista e o sul de Minas Gerais entre terça e quarta-feira (28 e 29). A passagem da frente também deve intensificar o vento marítimo e trazer sensação de frio em cidades como Curitiba, São Paulo, Sorocaba e Campos do Jordão.
Continua depois da publicidade
Apesar da virada de tempo, os meteorologistas destacam que a frente fria deve perder força ao alcançar o centro do país, provocando apenas uma trégua no calor e no tempo seco.
*Com informações do Servicio Meteorológico Nacional da Argentina (SMN); Meteored Argentina; Climatempo e Argentina.gob.ar