X

Brasil

Fez um Pix errado e precisa cancelar? Em alguns casos isso é sim possível; saiba mais

Não é sempre que seu dinheiro poderá ser recuperado, mas há situações em que é possível reaver o valor

Jeferson Marques

Publicado em 09/02/2023 às 13:50

Atualizado em 09/02/2023 às 14:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Arquivo/Agência Brasil

Você foi fazer um Pix para um amigo e, num azar do destino, acabou jogando a grana na conta de outra pessoa. Ou, ainda, comprou um produto, pagou da mesma forma mas, depois, desistiu e mudou de ideia. Em alguns casos é possível sim reaver um Pix errado ou por arrependimento que você tenha feito. E nós te explicamos isso agora.

Não dá para cancelar um Pix feito. Mas, calma...

As instituições financeiras dizem que deixar fácil a opção de cancelar um Pix pode deixar toda a credibilidade do sistema vulnerável, já que muitas pessoas poderiam usar de má fé e sair cancelando minutos depois, deixando muitos à ver navios.

Elas dizem que o Pix tem caráter de pagamento definitivo, por segurança. Mas, ainda assim tem como, pelo menos, tentar recuperar o valor enviado.

Fiz um Pix errado

Se você confundiu os dados bancários e o dinheiro via Pix foi parar na conta de outra pessoa, a primeira coisa a se fazer é contatar o banco onde a transação foi feita e enviar o comprovante. Ele (banco) pode intermediar a situação, mas sem garantia de que isso dará certo. Alguns deles pedem que você vá pessoalmente com o comprovante em mãos. Caso não dê certo, o jeito é entrar na justiça contra a pessoa que se nega a te devolver.

Caí em um golpe...

Se você caiu em um golpe via Pix, primeiro, registre um boletim de ocorrência e coloque todas as informações de forma clara e detalhada. Feito isso, entre em contato com seu banco, informe sobre a fraude e fale que o B.O. já foi feito. A instituição vai tentar reaver o valor para você, em prazos que podem variar de cinco até sete dias úteis. Feita uma análise de segurança pelo banco, você receberá uma devolutiva da situação.

Comprei por Pix e me arrependi

O Código de Defesa do Consumidor (alô, Celso Russomanno) te dá este direito. Basta entrar em contato com a loja onde você efetuou a transação e comunicar a sua desistência da compra.

Lembrando que você tem até 07 (sete) dias após a finalização da compra para cancelá-la dentro das condições do Código de Defesa do Consumidor.

Não instale nenhum programa ou aplicativo em seus dispositivos que prometa cancelar um Pix já feito. Eles são usados por criminosos para te aplicar um golpe.

Fique atento!

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Vai para São Paulo? Veja tráfego das estradas

Informação foi divulgada pela Ecovias

Cotidiano

'Tempo' feio vai atrapalhar? Veja tempo de espera na balsa

Condições climáticas podem atrapalhar

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter