TSE deixa claro que todas as urnas eletrônicas liberarão a confirmação do voto apenas após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada um dos cinco cargos / Nelson Jr./TSE
Continua depois da publicidade
Um vídeo onde uma mulher afirma que há possibilidade de que o eleitor possa anular o próprio voto se pressionar a tecla verde, de confirma, no mesmo momento em que a urna mostra a mensagem de 'confira seu voto' vem circulando por aplicativos de mensagens e redes sociais desde as primeiras horas desta quinta-feira (29). A informação é falsa.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Nas imagens que vêm sendo compartilhadas, uma eleitora se identifica, explica que não costuma utilizar as redes sociais e, em seguida, começa a discursar sobre uma possível falha nas urnas eleitorais que serão utilizadas no próximo domingo (2).
"Vocês estão sabendo das modificações feitas pelo 'STE', que diz que é para agilizar e para transparência da votação? Não? Então toma cuidado. Gente, antes a gente ia para a urna e como era a votação? Você apertava e aí aparecia a foto do seu candidato e você apertava 'confirma' na tecla verde e okay, beleza. Como é agora? Eles criaram um delay, eles diminuíram a urna, aumentaram a tela e colocaram no rodapé embaixo da tela uma informação que diz 'confira o seu voto'. Então você aperta os botões, esse sinal luminoso começa a aparecer e se você apertar na tecla verde, porque não é confirma, é confira, você perde o seu voto, o seu voto é anulado. O TSE não está divulgando essa informação que é extremamente importante para os eleitores, tá tudo na moita, tá tudo escondido. Então deputados, senadores, presidente, gente, acorda, o eleitor ele precisa estar atento a essa ‘mudança’”.
Continua depois da publicidade
Essa informação repassada por ela, entretanto, é completamente falsa. É mentira que os eleitores conseguirão pressionar a tecla de confirma enquanto a mensagem "confira seu voto" aparece no equipamento. Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE e não STE como a autora do vídeo afirma) deixa claro que todas as urnas eletrônicas liberarão a confirmação do voto apenas após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada um dos cinco cargos.
A nova mensagem de ‘confira seu voto’ foi criada para garantir apenas que o eleitor confira com atenção seu candidato escolhido e não permita que o voto seja efetuado sem querer. Em resumo, não é possível que a urna eletrônica anule um voto por pressionar o botão de confirma antes do momento programado para que isso ocorra.