X

Brasil

Dia Mundial do Meio Ambiente: é possível ser mais sustentável?

Especialistas dão dicas de como trazer a sustentabilidade para o dia a dia

Gladys Magalhães

Publicado em 04/06/2022 às 22:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A responsabilidade pelo meio ambiente não deve recair somente sobre empresas e governos / Pexels /Akil Mazumder /CreativeCommons

Neste domingo, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, em 1972. Na época, a preservação do meio ambiente já era um tema preocupante. Hoje, porém, o assunto ganhou urgência.

“Primeiramente, é preciso que as pessoas entendam e compreendam o panorama atual de produção e consumo do planeta e o cenário de ‘insustentabilidade’ que vivemos. Atender à demanda da produção e do consumo exige retirar mais matérias primas da natureza, fabricar, transportar, fazer grande uso de energia elétrica e de água etc. Tudo isso aumenta o consumo de recursos, a emissão de gases poluentes, a geração de resíduos e, por consequência, a degradação de ecossistemas. Assim, o consumo excessivo intensifica a demanda por novos produtos e, consequentemente, a pressão sobre o ambiente”, ressalta o engenheiro ambiental Bruno Yamanaka, especialista de conteúdo do Instituto Akatu.

Bruno Yamanaka, do Instituto Akatu
Bruno Yamanaka, do Instituto Akatu (Divulgação/Akatu)  

O que é possível fazer?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a responsabilidade pelo meio ambiente não deve recair somente sobre empresas e governos. As atitudes individuais também são importantes.

“Se 10 milhões de brasileiros escovarem os dentes três vezes ao dia com a torneira fechada durante um mês, usando apenas um copo d’água para enxague, seria possível economizar o equivalente a uma hora do volume de água que cai pelas Cataratas do Iguaçu. A construção de um futuro mais sustentável exige mudanças no nosso jeito de produzir, consumir e viver”, alerta Bruno.

O professor e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Sustentável, Marcus Nakagwa, autor do livro “101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo”, também é enfático ao afirmar que as ações individuais também podem contribuir para um mundo mais sustentável.

“Cada um pode contribuir com ações e decisões no seu dia a dia que podem impactar mais ou menos o meio ambiente. É possível diminuir o seu impacto ambiental com atitudes mais responsáveis, escolhendo alimentos com menos agrotóxicos, comprando produtos que são fabricados mais perto de onde você mora, prestando atenção no tempo que fica embaixo do chuveiro, por exemplo."

O professor também chama a atenção para a necessidade de que o consumidor passe a consumidor cada vez mais produtos sustentáveis. Para ele, esta é uma forma de fazer com que mais empresas adotem práticas sustentáveis em suas produções. “É preciso que o consumidor passe a consumir produtos mais sustentáveis, incentivando assim que mais empresas adotem este caminho e, consequentemente, barateando o produto, gerando assim um círculo virtuoso”, diz.

Marcus Nakagwa, professor e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Sustentável
Marcus Nakagwa, professor e coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Sustentável (Divugação/ESPM)  

Abaixo, confira algumas dicas do Instituto Akatu para tornar o seu dia a dia mais sustentável.

Não escovar os dentes de torneira aberta.

Reduza o tempo de banho.

Ao lavar a louça, não deixe a torneira aberta o tempo todo, nem use água corrente para retirar os restos de comida dos pratos, panelas e talheres antes de ensaboá-los.  O melhor é remover os restos de comida com a ajuda dos talheres e guardanapos e depois lavar a louça diretamente.

Junte o máximo de roupa possível antes de usar a máquina de lavar.

Substitua as lâmpadas fluorescentes por LED, pois estas têm maior vida útil e são mais eficientes energeticamente.

Não deixe a TV ligada à toa e tire o computador da tomada quando não estiver em uso. O mesmo vale para todos os eletrônicos e eletrodomésticos, uma vez que o modo standby consome grandes quantidades de energia sem que as pessoas percebam.

Ao comprar um eletrodoméstico, procure o selo Procel ou etiqueta do Inmetro, que indicam os mais eficientes energeticamente.

Opte por bens duráveis ao invés dos descartáveis;

Implemente os 5Rs no cotidiano (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar);

Dê o destino correto para os resíduos (por exemplo, separar para a reciclagem);

Reduza as embalagens no dia a dia.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Veja imagens da destruição do Escolástica Rosa; VÍDEO

Inaugurado em 1908, o local foi responsável pela formação de milhares de santistas e hoje agoniza

Cotidiano

Frente fria vai romper onda de calor e chega no Litoral de SP no dia 14

Segundo a previsão do tempo, nesta quarta-feira (8), os termômetros vão a chegar 35° e a sensação pode chegar a 41°

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter