PAGUE MAIS, LEVE MENOS

Dia do Consumidor: IPCA está encolhendo, e embalagens dos produtos também

Fabricantes de alimentos têm reduzido as embalagens de seus produtos, sem necessariamente reduzir preços

Joe Silva

Publicado em 15/09/2022 às 12:03

Atualizado em 15/09/2022 às 12:05

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Alguns produtos que tiveram suas embalagens reduzidas / Reprodução/Twitter

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, registrou deflação (queda de preços) de 0,73% em agosto deste ano. É a menor taxa da série histórica do IPCA-15, iniciada em 1991, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas a perspectiva de um índice baixo não parece se refletir na percepção que os consumidores têm quando vão ao supermercado. Isso porque, apesar de o aumento de preços estar sendo freado, também é possível observar um movimento das empresas de alimentos para reduzir o tamanho das embalagens, sem necessariamente reduzir os preços dos produtos.

Produtos que tiveram embalagem reduzida

Exemplo clássico da redução de embalagens são as caixas de bombons de chocolate, que antes tinham, em média, 400 gramas de peso, e são atualmente vendidas com 295g por unidade.

Biscoitos recheados também não escaparam desse fenômeno. Antes comumente vendidos em embalagens de 200 gramas, atualmente aparecem, em grande maioria, com peso unitário de 126g. Além disso, as fabricantes estão, aos poucos, abandonando a embalagem na qual os biscoitos ficam empilhados e passam a oferecer o chamado flowpack, na qual os biscoitos ficam lado a lado.

Sabonetes tiveram redução de cerca de 10 gramas nos últimos anos. Antes presentes em embalagens de 100g, os produtos agora têm em média somente 90.

Alguns consumidores podem também não ter percebido, mas embalagens de iogurtes também diminuíram de tamanho. O efeito é mais nitidamente percebido naquelas cartelas com seis potes individuais que antes tinham cerca de 720 gramas, no total, e agora aparecem nas prateleiras com uma média de peso de 540g.

Leite condensado muda de fórmula

Quem costuma preparar sobremesas e usa leite condensado na receita pode ter percebido que muitas marcas passaram a substituir a versão integral de seus produtos por uma "mistura láctea". É o caso da fabricante Nestlé que lançou em 2022 um produto com a marca Moça, mas que não é de fato um leite condensado.

Encontrado nas prateleiras por R$ 6,69 a unidade, em meados de maio, o produto tem embalagem similar ao do leite condensado tradicional da fabricante, mas tem em sua composição "soro de leite e amido”.

A Nestlé diz que "O produto é uma alternativa ao leite condensado com menor desembolso para as famílias brasileiras que querem continuar preparando suas receitas sem abrir mão da segurança do resultado e da qualidade Nestlé”.

Leite integral UHT dá lugar a "bebida láctea"

Diante da alta do leite, empresas já tem oferecido alternativas para o consumidor. Alguns supermercados da Grande São Paulo passagem a disponibilizar na mesma prateleira dos leites UHT, um tipo de bebida láctea, parecida com o laticínio. O preço, porém, não é muito mais baixo que o do leite "regular".

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