VIDA E SAÚDE LONGA
Um estudo listou cinco esportes que mais aumentaram a expectativa dos participantes ativos; educador físico reforçou a importância de movimentar o corpo
Profissional da área da saúde reforçou a importância de movimentar o corpo / Fitsum Admasu na Unsplash
Continua depois da publicidade
Um estudo realizado constatou que participar frequentemente de certos esportes coletivos e individuais pode aumentar a longevidade de vida em comparação de pessoas sedentárias. O estudo foi feito pela Copenhagen City Heart Study (centro de pesquisa), John L Ochsner Heart & Vascular Institute (hospital especializado em doenças vasculares), Saint Luke's Mid America Heart Institute (instituto especializado em doenças cardiovasculares) e levou mais de 25 anos tendo várias etapas.
A Gazeta e o Diário recortou a etapa do estudo na qual 8.600 participantes sadios e não sadios foram analisados. A pesquisa observou que pessoas que relataram praticar esportes viveram décadas a mais do que pessoas sedentárias.
Continua depois da publicidade
Além disso, o estudo observou que certos esportes deram uma margem maior de expectativa de vida para os perfis analisados. Confira eles abaixo:
Braden Egli/ Unsplash
Continua depois da publicidade
Jannik Skorna/ Unsplash
Coen van de Broek/ Unsplash
Marcus Ng/ Unsplash
Continua depois da publicidade
Escreva a legenda aqu
A Gazeta e o Diário ouviu o profissional de educação física, Tiago Sillas que afirmou que a prática de exercícios físicos coletivos não são importantes para aumentar a longevidade da vida, mas para manter equilibrado outros setores da vida. "Praticar esportes coletivos está além da melhora da saúde física, pois acaba sendo uma prática que melhora nossa relação com os outros praticantes. Não esqueça também que o movimento do corpo humano está além de gastar calorias, mas tem sempre um propósito, como o de explorar o nosso ambiente correndo, escalando, nadando e de diversas outras formas. Isso sim cria o ambiente perfeito para a longevidade, especialmente quando feito junto de pessoas queridas".
Assistende de Redação, sob supervisão de Matehus Herbert*
Continua depois da publicidade