14 de Setembro de 2024 • 08:32
Veja o passo a passo mostrando como votar nas eleições 2022 / Arquivo/Agência Brasil
Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como votar nas eleições de 2022, principalmente por receio de não saber usar a urna eletrônica. Por isso, a Gazeta preparou um passo-a-passo mostrando o processo ser feito na cabine de votação neste domingo (2).
Como votar nas eleições 2022:
1. Quando chegar à cabine de votação, a urna deve exibir uma mensagem informando que está pronta para receber o voto.
1 Como votar nas eleições 2022. Imagem: Reprodução/TSE
2. O primeiro cargo para o qual o eleitor deverá votar é o de Deputado Federal, com quatro números. Na imagem abaixo, o simulador do TSE mostra algumas opções de números fictícios de candidatos. No dia da votação, nenhum número será pré-exibido. É recomendado que o eleitor leve consigo uma "colinha" com os números de cada candidato que deseja votar.
2 Como votar nas eleições 2022 para deputado federal. Imagem: Reprodução/TSE
Ainda sobre o primeiro cargo político a ser votado, o de deputado federal, o eleitor precisará informar os quatro dígitos do candidato e apertar o botão "confirma" para validar o voto. Também é possível digitar apenas os dois primeiros dígitos do partido ao qual o candidato pertence. Ao fazer isso, a urna irá exibir o candidato da legenda disponível para a escolha do eleitor. Vale lembrar que, conforme mostrado nas imagens, a foto do candidato será exibida no visor a fim de que o eleitor possa confirmar se o candidato é de fato aquele escolhido.
2.2 Como votar nas eleições 2022 para deputado federal. Imagem: Reprodução/TSE
3. O próximo cargo para o qual o eleitor deve votar é o de deputado estadual, com cinco dígitos. Basta informar os cinco números do candidato desejado, ou os dois primeiros números do partido. Depois, basta pressionar o botão "confirma".
3. Como votar nas eleições 2022 para deputado estadual. Imagem: Reprodução/TSE
4. Em seguida, o eleitor deverá escolher o candidato a senador em quem deseja votar. Basta digitar os três números do candidato desejado, ou os dois números do partido ao qual ele pertence. Observe que a urna eletrônica irá exibir também os suplentes do senador escolhido. Depois de validar se o candidato é de fato aquele em quem deseja votar, o eleitor deve pressionar o botão "Confirma".
4. Como votar nas eleições 2022 para senador. Imagem: Reprodução/TSE
5. O próximo cargo a ser votado em sequência é o de governador, para o qual você deverá pressionar dois dígitos. A urna irá mostrar também, junto à foto do candidato escolhido, o perfil do vice-governador respectivo. Para validar a escolha, basta apertar "Confirma" e ir para o último cargo a ser votado.
5. Como votar nas eleições 2022 para governador. Imagem: Reprodução/TSE
6. Para terminar a sessão de votação o eleitor deverá escolher um candidato a presidente. Para isso, devem ser informados os dois dígitos correspondentes ao pleiteante. A urna irá exibir a foto do candidato escolhido e também de seu vice. Se estiver correto, conforme a escolha, basta pressionar "Confirma".
6. Como votar nas eleições 2022 para presidente. Imagem: Reprodução/TSE
Ao final de todo o processo a urna eletrônica irá exibir a mensagem "FIM", confirmando que o eleitor concluiu o processo com sucesso.
7. Como votar nas eleições 2022. Imagem: Reprodução/TSE
Um lembrete importante é que, em todos os passos citados acima, o eleitor também poderá apertar o botão "Branco", caso prefira não votar para algum cargo específico. Também é possível optar pelo voto em branco para todos os cargos.
Caso o eleitor pressione números aleatórios ou que não correspondem a nenhum candidato, a urna exibirá a mensagem "Voto nulo". Ainda assim é permitido pressionar o botão "Confirma" e avançar no processo de votação.
O simulador de urna do TSE pode ser acessado neste link: https://www.tse.jus.br/hotsites/simulador-de-votacao/
Como votar nas eleições 202, voto nulo. Imagem: Reprodução/TSE
Cotidiano
O próximo desafio dos atletas será a Copa Paraná de Judô, que acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro
Diário Mais
O evento poderá ser visto de toda a América, além de outras partes do mundo, mas somente 3,5% da área total da Lua estará escura