Brasil

Como consultar benefícios do INSS usando apenas o CPF

Veja o passo a passo para acessar aposentadoria, pensão, auxílio e outros benefícios pelo gov.br sem sair de casa

Isabella Fernandes

Publicado em 03/09/2025 às 11:15

Atualizado em 03/09/2025 às 11:39

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Saber se um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi aprovado ou está em andamento é uma dúvida comum entre trabalhadores e aposentados. / Divulgação

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Saber se um benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi aprovado ou está em andamento é uma dúvida comum entre trabalhadores e aposentados. Felizmente, o processo de consulta pode ser feito online, usando apenas o CPF e uma conta no portal gov.br, sem a necessidade de ir até uma agência presencial.

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A consulta vale para todos os tipos de benefícios: aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-acidente, entre outros.

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Precisa da carta de concessão?

Muita gente acredita que é necessário ter em mãos o número do benefício informado na carta de concessão para fazer a consulta. Embora esse número ajude, ele não é obrigatório se você tiver uma conta gov.br ativa, que pode ser criada gratuitamente.

Passo a passo para consultar benefícios do INSS usando o CPF

Confira abaixo como acessar as informações diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS:

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Pelo site:

  1. Acesse o portal Meu INSS
  2. Clique em “Entrar com gov.br”
  3. Faça login com CPF e senha cadastrados
  4. No menu inicial, clique em “Meus Benefícios”
  5. Você verá a lista de benefícios em seu nome, com status (concedido, em análise, cessado etc.)

Pelo aplicativo:

  1. Baixe o Meu INSS na Google Play ou App Store
  2. Faça login com sua conta gov.br
  3. Vá em “Meus Benefícios” para consultar informações detalhadas

Precisa ir ao INSS?

Não. Atualmente, quase todos os serviços do INSS podem ser feitos online, inclusive consultas, agendamentos e pedidos. Só em casos muito específicos, como perícia médica ou entrega de documentos físicos, é necessário comparecer pessoalmente.

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Quais documentos são necessários?

Para consultar o benefício pelo CPF via gov.br, você só precisa:

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  • Número do CPF
  • Senha da conta gov.br: se ainda não tem uma conta, é possível se cadastrar na hora, informando dados pessoais como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e responder perguntas de verificação.

E se o benefício não aparecer?

Caso não apareça nenhum benefício na sua conta gov.br, verifique:

  • Se o CPF usado está correto
  • Se o benefício está no nome de outro titular (ex: pensão por morte)
  • Se o benefício ainda está em análise ou foi indeferido

Em caso de dúvidas, o INSS oferece atendimento pelo número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Dica extra

No portal do Meu INSS, além da consulta, é possível:

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  • Agendar perícia
  • Emitir extrato de pagamento
  • Acompanhar pedidos em andamento
  • Emitir carta de concessão e comunicado de decisão
  • Atualizar dados cadastrais

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