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Cidade brasileira é reconhecida pela ONU como 'Capital Mundial do Brega': sabe qual é?

No Dia Mundial da Música, Governo lança campanha estrelada por Joelma e anuncia destino como vitrine cultural do Brasil para o mundo

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 01/10/2025 às 19:19

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Cantora Joelma estrela camapanha do Ministério do Turismo sobre 'Capital Nacional do Brega' / Reprodução/Youtube

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No Dia Mundial da Música, celebrado em 1º de outubro, o Ministério do Turismo lançou a campanha “O mundo é Brega e Belém é a capital” em comemoração ao reconhecimento inédito da ONU Turismo, que declarou Belém como Capital Mundial do Brega.

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A ação faz parte da estratégia nacional “Conheça o Brasil” e busca estimular o turismo doméstico e valorizar as manifestações culturais brasileiras. Estrelada pela cantora Joelma, a campanha terá ampla divulgação em rádios, mídias nacionais, plataformas digitais e redes sociais.

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Assista o vídeo da campanha lançada pelo Ministério de Turismo e estrelada por Joelma:

Reconhecimento internacional

O título foi concedido durante a 123ª reunião do Conselho Executivo da ONU Turismo, em Segóvia, na Espanha. O reconhecimento consolida o brega como expressão cultural de relevância global e amplia a visibilidade de Belém no cenário internacional.

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Além de sua música, a cidade já é conhecida mundialmente por sua gastronomia, agora somando o brega como cartão de visita cultural.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, trata-se de um marco histórico: “Essa campanha celebra a força criativa do povo paraense e reafirma o Brasil como um país de culturas vibrantes e singulares. Mais do que um estilo musical, o brega é símbolo de identidade, pertencimento e alegria, e agora, um cartão de visita para o mundo conhecer Belém”.

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Celebração cultural

A cerimônia de consagração reuniu mais de 30 artistas do movimento brega paraense. A cantora Helen Patrícia leu uma carta em homenagem ao gênero, enquanto nomes como Tony Brasil, André Neto e Luís Nascimento foram celebrados por criarem o tecnobrega, que revolucionou o ritmo.

O prefeito Igor Normando anunciou ainda a criação do Museu Mundial do Brega, que vai contar a história do gênero desde suas origens até a explosão de artistas que consolidaram o brega como símbolo popular do Pará.

Artistas como Rebeca Lindsay e Valéria Paiva também celebraram a conquista: Rebeca destacou que o brega “faz parte da alma, mente e coração dos paraenses”, enquanto Valéria, com 40 anos de carreira, classificou o reconhecimento como homenagem a quem construiu essa trajetória e incentivo para as novas gerações.A campanha “O mundo é Brega”

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A peça publicitária mergulha na diversidade do gênero musical com um jingle que mistura vertentes como brega romântico, tecnobrega e brega calypso.

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Mas vai além da música: valoriza também a gastronomia, com o chef Thiago Castanho; a moda, com a estilista Dina Carmona; o turismo, com o influenciador Rômulo Dias; e o empreendedorismo feminino, representado por Gaby e Clara. Personalidades como Wanderley Andrade e Hellen Patrícia também aparecem.

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No digital, a campanha aposta em conteúdos multiplataforma, incluindo o “Brega Talks”, série de entrevistas com personalidades locais, e o “Dançar é Brega”, com vídeos gravados em pontos icônicos de Belém.

História e identidade

O brega nasceu nas periferias de Belém e se transformou em símbolo de resistência, lazer e pertencimento. Do romantismo tradicional às batidas eletrônicas do tecnobrega, o ritmo incorporou influências caribenhas e experimentações sonoras, conquistando o Brasil e o mundo.

Ícones como Pinduca, Joelma, Gaby Amarantos, Wanderley Andrade e Felipe Cordeiro demonstram a capacidade do gênero de se reinventar sem perder suas raízes.

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Com esse reconhecimento internacional, Belém se consolida como capital mundial do brega, vitrine cultural do Brasil e destino turístico singular, que une música, tradição, gastronomia e história em uma identidade única e celebrada.

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