Brasil

Buracos e queda de barreiras e pontes nas estradas crescem 76% em um ano

Confederação Nacional do Transporte avaliou 108.863 quilômetros de rodovias pavimentadas em todas as regiões do país

Folhapress

Publicado em 22/10/2019 às 22:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

No geral, a qualidade das rodovias brasileiras piorou no último ano / Agência Brasil

Continua depois da publicidade

Quedas de barreiras, pistas com erosões, grandes buracos e pontes caídas. O total de pontos críticos pesquisados em rodovias brasileiras cresceu 75,6% em apenas um ano. É o que apontam dados divulgados nesta terça-feira (22) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), que avaliou 108.863 quilômetros de rodovias pavimentadas em todas as regiões do país.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O levantamento foi feito por 24 equipes entre os dias 20 de maio e 18 de junho, que detectaram 797 trechos com pontos críticos, sendo 639 buracos grandes, 130 erosões na pista, 26 quedas de barreira e 2 pontes caídas. Em 2018, eram 454.

Continua depois da publicidade

No geral, a qualidade das rodovias brasileiras piorou no último ano. O estado geral dos trechos avaliados apresentou problemas em 59% de sua extensão, ante os 57% aferidos na pesquisa do ano passado.

A pesquisa analisou a malha federal pavimentada e os principais trechos estaduais,  também asfaltados, sob gestão dos governos ou da iniciativa privada.

Continua depois da publicidade

Também pioraram a situação do pavimento, da sinalização e da geometria das rodovias. De 50,9% de problemas no pavimento, o índice subiu para 52,4%. Já os problemas com sinalização avançaram de 44,7% para 48,1%, enquanto a geometria da via é problemática em 76,3% dos trechos, ante os 75,7% do ano anterior.

O estado geral das rodovias é péssimo em 6,9% dos trechos analisados, ruim em 17,5%, regular em 34,6%, bom em 29,1% e ótimo em 11,9%.

No ranking das melhores e piores ligações rodoviárias do país, as dez mais bem colocadas estão concedidas à iniciativa privada e passam por São Paulo.

Continua depois da publicidade

As ligações são trechos que podem ser formados por uma ou mais rodovias e têm grande importância socioeconômica e volume significativo de veículos.

O melhor trecho é o de Campinas a Jacareí, que engloba a rodovia Dom Pedro. Já o pior é o de Natividade (TO) a Barreiras (BA), que inclui quatro rodovias e ocupou a mesma posição no levantamento do ano passado. No total, foram avaliadas 109 ligações.

Mais caro

Continua depois da publicidade

Consequência dos problemas, os custos dos transportes cresceram no país, de acordo com a CNT.

A estimativa é que, na média, os problemas nas rodovias resultaram em aumento do custo operacional do transporte em 28,5% -na região Norte, chegou a 38,5%-, em itens como consumo de combustível e lubrificantes e gastos com pneus e freios.

"É urgente a necessidade de ampliar os recursos para as rodovias brasileiras e melhorar a aplicação do orçamento disponível", disse o presidente da CNT, Vander Costa 

Continua depois da publicidade

Com diesel, o consumo cresce cerca de 5% com as pistas ruins, o que num ano pode chegar a 931,8 bilhões de litros de consumo desnecessário, segundo a confederação, com aumento na emissão de poluentes.

A entidade estima em R$ 38,6 bilhões o total de recursos necessários para reconstruir e restaurar as rodovias brasileiras, valor muito superior aos gastos do governo federal no setor.

Neste ano, foram investidos R$ 4,78 bilhões dos R$ 6,2 bilhões autorizados pela União, menos que os R$ 7,48 bilhões do ano passado, conforme o estudo da CNT.

Continua depois da publicidade

Acidentes A CNT calculou em R$ 4,78 bilhões o custo dos 32.104 acidentes registrados nas rodovias federais policiadas do país no primeiro semestre deste ano, a partir de dados do Ipea, Denatran e ANTP (2015), com atualização da base de acidentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Desses, 2.180 tiveram mortes.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software