X

Política

Bolsonaro perde vantagem para Lula em engajamento nas redes sociais, diz FGV

Petista lidera pesquisas de intenção de voto presidenciais

FÁBIO ZANINI, Da Folhapress

Publicado em 07/04/2022 às 15:02

Atualizado em 07/04/2022 às 15:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Bolsonaro perde vantagem para Lula em engajamento nas redes sociais, diz FGV / PedroLadeira/FolhapresseMiguelSchincariol/AFP

Líder em volume de interações nas redes sociais nos primeiros meses do ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) agora enfrenta forte aproximação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que atualmente lidera as pesquisas de intenção de voto presidenciais.

É o que mostra monitoramento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV (Dapp/FGV) realizado entre março e abril, que identificou mais de 46,6 milhões de interações e visualizações nos perfis, páginas e canais de Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes (PDT), Sergio Moro (União Brasil), João Doria (PSDB), Simone Tebet (MDB) e Eduardo Leite (PSDB), no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.

No período, o perfil do petista se aproximou do desempenho apresentado por Bolsonaro e mostrou grande capacidade de engajamento no Instagram. Publicações com celebridades e artistas como Ludmilla, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Gaby Amarantos, entre outros, alavancaram as interações.

O Facebook foi a única rede em que Bolsonaro se manteve com grande distância em relação aos seus adversários. No YouTube, Ciro Gomes tem consolidado sua liderança e já tem mais que o dobro de visualizações do que o canal do segundo colocado, Bolsonaro, mostrando que sua aposta em uma estética gamer tem surtido efeito.

No monitoramento amplo, os bolsonaristas controlam atualmente 25,84% dos perfis e geraram 50,66% das interações no período. Do campo de Lula (PT), em torno do qual orbitam 34,73% dos perfis, partiram 29,16% das interações.

Próximos de Sergio Moro (União Brasil) e João Doria (PSDB) estão 4,16% dos perfis, que respondem por 5,5% das interações.

No Twitter, Bolsonaro obteve 2,95 milhões de interações no período, contra 2,53 milhões de Lula. Moro, terceiro colocado, ficou com 680 mil.

No Instagram, Bolsonaro obteve 9,2 milhões de interações, seguido por Lula, com 5,9 milhões. Moro aparece em terceiro, com 1,7 milhão.

No Facebook, o presidente teve 10,1 milhões de interações, ao passo que o petista ficou com 3,4 milhões. Ciro Gomes, em terceiro, teve 363 mil.

No YouTube, Ciro amealhou 3,5 milhões de interações, com Bolsonaro (1,6 milhão) e Lula (1,4 milhão) na sequência.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

Itanhaém

Itanhaém consegue recursos para trabalhos de drenagem; confira os locais

Com a aprovação da verba do Fundo Metropolitano, os projetos irão para processo licitatório

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter