Brasil

Antes da COP 30: Círio de Nazaré registrou movimento bilionário na economia de Belém

Evento histórico atrai multidão e evidencia o impacto cultural e econômico do turismo religioso, enquanto cidade se prepara para a COP 30

Nathalia Alves

Publicado em 29/10/2025 às 07:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Círio de Nazaré 2025 reúne milhões em Belém / Reprodução/Varandadenazaré

Continua depois da publicidade

Com a COP 30 se aproximando, Belém encerrou nesta segunda-feira (27) o Círio de Nazaré 2025, uma das maiores manifestações religiosas do país, que movimentou cerca de R$ 1,2 bilhão na economia local.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Somente na procissão principal, mais de 2,6 milhões de fiéis acompanharam a passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas da capital paraense.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• COP 30: Plataforma gratuita mapeia riscos climáticos em ruas e bairros do Brasil

• COP 30: Brasil quer que o mundo quadruplique o uso de combustíveis sustentáveis

• Pré-COP: evento em SP reúne mais de 500 palestrantes nos dias 4 e 5 de novembro

Pela primeira vez na história, o evento contou com patrocínio direto do Governo Federal. O Ministério do Turismodestinou recursos à estrutura e à organização da celebração, reconhecendo o impacto cultural e econômico do Círio.

Leia também, Brasil quer que o mundo quadruplique o uso de combustíveis sustentáveis

Continua depois da publicidade

Fé, cultura e economia

Realizado anualmente no segundo domingo de outubro, o Círio de Nazaré leva a imagem de Nossa Senhora, carinhosamente chamada de Naza ou Nazinha pelos devotos, da Basílica Santuário até a Praça Santuário de Nazaré.

Com o tema “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação”, a 233ª edição reafirmou a força da fé e da devoção do povo paraense, além de destacar o papel do turismo religioso como motor de desenvolvimento cultural e econômico no Brasil.

O apoio federal reforça o reconhecimento do Círio como patrimônio cultural e religioso nacional e integra as ações do Plano Nacional de Turismo 2024–2027, que prevê o fortalecimento do turismo de fé no país.

Continua depois da publicidade

Próximos passos

Com o fim do Recírio, evento que marca o encerramento das festividades, os organizadores já iniciaram os preparativos para o Círio de Nazaré 2026, que trará o tema “Maria, a missionária que nos dá Jesus”.

Encerrado o maior evento religioso do Pará, Belém agora volta suas atenções para a COP 30, que reunirá representantes de todo o mundo na 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software