Adiantar ou não os relógios nos próximos meses? / Imagem gerada por IA
Continua depois da publicidade
Nas últimas semanas, o possível retorno do Horário de Verão voltou a circular nas redes sociais, levantando dúvidas e alimentando especulações. Para esclarecer, o Ministério de Minas e Energia informou que o tema segue em análise interna, mas que, até agora, não há decisão tomada sobre sua volta.
Desde 2019, a medida está suspensa e permanece em avaliação constante pelos órgãos responsáveis. Atualmente, as condições do setor elétrico não indicam necessidade de retomada, já que os níveis dos reservatórios estão dentro do esperado para o período seco, garantindo um cenário mais confortável do que o registrado no ano passado.
Continua depois da publicidade
Estudos apontam que, pelo menos até fevereiro de 2026, o fornecimento de energia será plenamente atendido. A avaliação foi apresentada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, realizada em setembro.
Criado originalmente para economizar energia aproveitando melhor a luz solar, o Horário de Verão perdeu parte de sua utilidade ao longo do tempo, já que o consumo passou a se concentrar principalmente no período da tarde.
Continua depois da publicidade
Tradicionalmente, a mudança começava no primeiro domingo de novembro e se encerrava no terceiro domingo de fevereiro, com o adiantamento de uma hora nos relógios.