Ciclone extratropical deve atingir até 5 estados nas próximas horas / Rovena Rosa/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Um ciclone extratropical já se formou no Sul do país e deve, em breve, seguir caminho pelo oceano, onde ganhará mais força e atingirá outros Estados, tais como o Paraná e São Paulo.
No Rio Grande do Sul o fenômeno já está causando chuvas volumosas, ventos moderados e tempestades de raios em algumas localidades. E ele vai seguir sua rota para o oceano durante a madrugada desta sexta, dia 11, levando chuva forte ao Paraná e algumas regiões de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Sendo assim, a sexta-feira (11) deve ser de céu nublado com risco para temporais no nordeste gaúcho, leste de Santa Catarina, interior do Paraná e em São Paulo, incluindo Baixada Santista, litoral do Estado e interior.
Nesse dia os ventos podem atingir até 70 km/h em Santa Catarina e Paraná, e o acumulado de chuva passar de 60 mm. No litoral de SP os ventos não devem passar de 50 km/h.
Continua depois da publicidade
Um ciclone extratropical nada mais é do que um fenômeno central de baixa pressão atmosférica que ocorre graças ao contraste de massas de ar quente e frio, gerando chuva, ventos e descargas elétricas. Ele pode ser de intensidade moderada ou forte, a depender dos fatores que contribuíram para a sua formação.
*Com informações do The Weather Channel, Meteored e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)