Os produtos foram retirados após o órgão identificar contaminação pela bactéria Pseudomonas aeruginosa / Reprodução
Continua depois da publicidade
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (27) o recolhimento de vários lotes de sabão líquido das linhas Ypê e Tixan Ypê após identificar contaminação pela bactéria Pseudomonas aeruginosa, capaz de causar infecções especialmente em pessoas imunocomprometidas. A comercialização e o uso dos lotes foram suspensos.
Segundo a fabricante Química Amparo, a contaminação foi identificada em análises internas, e o recolhimento já estava em curso como medida preventiva. A empresa afirma que o risco ao consumidor é considerado baixo devido à forma de uso dos produtos, que incluem diluição e pouco contato direto com a pele.
Continua depois da publicidade
Foram afetados lotes das linhas Ypê Express, Tixan Ypê e Ypê Power Act, que devem ser retirados das prateleiras e não utilizados em residências ou estabelecimentos.
A Anvisa também determinou o recolhimento total do produto Smart Hair Micro – Smart GR, da Klug Indústria Química e de Cosméticos. Embora registrado como cosmético, o item induzia a um uso invasivo, o que é proibido para essa categoria. A fabricação, venda e propaganda do produto foram vetadas.
Continua depois da publicidade
Os consumidores que tenham adquirido qualquer item afetado devem verificar o lote, suspender o uso e procurar o SAC das empresas para orientações. Em caso de sintomas ou irritações, a recomendação é buscar atendimento médico.