Nacional

5ª onda de frio, ainda mais intensa e perigosa, deve mesmo chegar ao Brasil?

Conteúdo está circulando pela internet e tem famosa empresa de meteorologia como fonte

Jeferson Marques

Publicado em 08/07/2025 às 18:24

Atualizado em 08/07/2025 às 20:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

5ª onda de frio para os próximos dias é informação verdadeira? / Elza Fiúza/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

O Brasil está perto de receber a sua 5ª onda de frio do ano nos próximos dias, dessa vez mais intensa e perigosa do que as últimas, e quem garante isso é uma famosa empresa de serviços meteorológicos? A resposta é não!

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Um conteúdo atrelado à Climatempo, famosa empresa que presta serviços meteorológicos diversos e que é um dos portais de clima mais acessados do país, fala de uma 5ª onda extremamente violenta e que causaria até mesmo neve em alguns locais. Tudo mentira.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Infecção de garganta cresce no frio em SP; veja sintomas e como tratar

• Além da 'Capital do Frio': veja 5 destinos perfeitos para curtir o inverno no Brasil

• Pessoas infartam até 30% mais no inverno; saiba como proteger o coração no frio

A própria Climatempo emitiu uma nota desmentindo a "informação" e reforçando que não há indicativos de um novo pulso de frio pelos próximos dias. O que há de concreto é que, por estamos no inverno, as temperaturas estarem mais baixas em várias regiões e as madrugadas um pouco geladas.

Segundo as suas previsões e estimativas o Brasil deverá ter uma nova onda de frio apenas no final do mês, quase na virada para agosto, mas ainda não há detalhes precisos se ela será intensa.

Continua depois da publicidade

Veja trecho da nota da Climatempo:

"Nos deparamos com a circulação de informações que mencionam uma “nova onda de frio no Brasil, ainda mais intensa, com temperaturas negativas e possibilidade de neve”, atribuídas à Climatempo como fonte. Ressaltamos que tais informações não condizem com as previsões oficiais emitidas por nossos meteorologistas, sobretudo por se tratarem de projeções de longo prazo, ainda sem confirmação.

Recentemente, saímos da atuação da quarta onda de frio, com a passagem de uma massa de ar polar mais intensa que perdeu força na última sexta-feira, 4 de julho. No momento, não há previsão de um novo pulso de ar frio significativo nos próximos dias. Entramos agora em um período com características típicas do inverno: madrugadas frias devido à perda radiativa e ausência de nebulosidade, mas com tardes ensolaradas e gradual elevação das temperaturas máximas".

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software