Mundo

Vídeo: turista filma avalanche pouco antes de ser atingido por ela, no Quirguistão

Harry Shimmin diz que estava com um grupo de outros turistas quando decidiu ficar para trás para tirar fotos; momentos depois, ele flagrou o fenômeno

Da Reportagem

Publicado em 12/07/2022 às 14:06

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O britânico Harry Shimmin flagrou o momento em que a neve o atingiu / Reprodução/Instagram

Continua depois da publicidade

Um turista britânico flagrou o momento exato em que uma avalanche teve início em uma montanha no Quisguistão e, momentos depois, o atingiu. Harry Shimmin postou o vídeo em seu perfil no Instagram e diz que participava de uma expedição com outros turistas quando decidiu se separar do grupo para tirar fotos. Foi neste momento que o fenômeno começou e o surpreendeu na cordilheira de Tian Shan. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Tínhamos acabado de chegar ao ponto mais alto da caminhada e me separei do grupo para tirar fotos no topo de um morro/falésia. Enquanto eu estava tirando fotos, ouvi o som do gelo profundo quebrando atrás de mim. É aqui que o vídeo começa. Eu já estava lá há alguns minutos, então sabia que havia um local para abrigo bem ao meu lado. Eu estava na beira de um penhasco, então só consegui fugir do abrigo (daí por que não me mexo). Sim, deixei para o último segundo para me mover, e sim, eu sei que teria sido mais seguro se mudar para o abrigo imediatamente.", disse Harry na postagem feita na rede social.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Nadadores de Santos disputam segunda etapa da Copa do Mundo em Paris

• Porto de Santos lidera distribuição de cocaína no mundo, mas portos do Nordeste também são usados

• Copa do Mundo vai impactar 81% dos pequenos negócios paulistas, mostra pesquisa

 

Continua depois da publicidade

O homem conta ainda que tem consciência do grande risco que correu.

"Estou muito consciente de que corri um grande risco. Eu me senti no controle, mas independentemente disso, quando a neve começou a cair e ficou escuro / difícil de respirar, eu estava bloqueando e pensei que poderia morrer."

Apesar do susto, Harry garante que não sofreu nenhum arranhão. No vídeo, é possível ver que a neve não o atinge diretamente porque ele consegue se proteger atrás de uma pedra.

Continua depois da publicidade

"Atrás da pedra era como estar dentro de uma nevasca. Uma vez que acabou, a adrenalina me atingiu com força. Eu estava apenas coberto por uma pequena camada de neve, sem nenhum arranhão. Eu me senti tonto. Eu sabia que o resto do grupo estava mais longe da avalanche, então deveria estar tudo bem. Quando me juntei a eles, pude ver que todos estavam a salvo, embora uma delas tivesse cortado o joelho bastante (ela foi em um dos cavalos até o centro médico mais próximo). Outro caiu de um cavalo e sofreu alguns hematomas leves.", conta.

Ao final da postagem, o turista se diz aliviado e relata que o grupo comemorou a sua volta em segurança à equipe de exploradores.

"Todo o grupo estava rindo e chorando, feliz por estar vivo (incluindo a menina que cortou o joelho). Foi só mais tarde que percebemos a sorte que tivemos. Se tivéssemos caminhado mais 5 minutos em nossa caminhada, estaríamos todos mortos. Se você olhar atentamente no vídeo, poderá ver a trilha cinza fraca serpenteando pela grama. Esse foi o caminho. Atravessamos depois, caminhando entre rochas e pedras de gelo maciças que foram lançadas muito mais longe do que poderíamos ter corrido, mesmo que agíssemos imediatamente. Para piorar, o caminho corre ao longo de um cume baixo, escondendo a montanha da vista, então só teríamos ouvido o rugido antes que as luzes se apagassem.", finaliza o britânico em sua postagem.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software