A medalha de prata fica com o título de Gregório, adotado 16 vezes ao longo da história / Divulgação/ Vatican News
Continua depois da publicidade
O nome de um novo papa sempre gera bastante curiosidade entre os fiéis e o público em geral. Por exemplo, o cardeal americano Robert Francis Prevost, eleito o novo líder da Igreja Católica na tarde desta quinta-feira (8), escolheu o título de Leão XIV.
Ao longo da história, o nome mais comum entre os líderes da Igreja é João. No total, o nome foi escolhido 21 vezes, sendo a última em 2005, com João Paulo II.
Continua depois da publicidade
A medalha de prata fica com o título de Gregório, adotado 16 vezes ao longo da história. A última ocasião foi em 1831, quando Bartolomeu Alberto Cappellari assumiu como Gregório XVI.
21 vezes – João (última vez com João Paulo II, em 2005)
Continua depois da publicidade
16 vezes – Gregório (última vez em 1831, com Gregório XVI)
15 vezes – Bento (última vez em 2013, com Bento XVI)
14 vezes – Clemente (última vez em 1774, com Clemente XIV) e Leão (atual pontífice, Leão XIV)
Continua depois da publicidade
13 vezes – Inocêncio (última vez em 1724, com Inocêncio XIII)
A prática de um papa adotar um novo nome após sua eleição não é contemporânea ao início do papado. O primeiro papa a mudar de nome foi João II em 533 d.C. Seu nome de batismo era Mercúrio, e ele considerou inadequado que o líder da Igreja Católica tivesse o nome de um deus pagão romano.